Hemorragia com o uso de dabigatrana: quando há risco?

Etexilato de dabigatrana é um anticoagulante de ação direta usado para prevenção de acidente vascular cerebral em pacientes com FA não valvar.

Etexilato de dabigatrana é um anticoagulante de ação direta usado para prevenção de acidente vascular cerebral em pacientes com fibrilação atrial não valvar. Sua biodisponibilidade é baixa (6,5%), em parte porque a absorção intestinal do pró-fármaco é combatida pela P-glicoproteína, um transportador de efluxo transmembrana de múltiplos fármacos.

Ao contrário de outras estatinas, a sinvastatina e a lovastatina são potentes inibidores da P-glicoproteína e da carboxilesterase e podem aumentar o risco de hemorragia com etexilato de dabigatrana ou diminuir a sua eficácia.

Recentemente, foram conduzidos 2 estudos caso-controle, envolvendo residentes de Ontário com idade ≥ 66 anos e que iniciaram o uso de etexilato de dabigatrana entre 1 de maio de 2012 e 31 de março de 2014. No primeiro estudo, os casos foram pacientes com AVC isquêmico e no segundo, pacientes com hemorragia. Cada caso foi pareado com até 4 controles por idade e sexo.

Entre os 45.991 pacientes que utilizaram o etexilato de dabigatrana, foram identificados 397 casos com AVC isquêmico e 1.117 casos com hemorragia. Após análise multivariada, o uso de sinvastatina ou lovastatina não foi associado com o aumento do risco de acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório (odds ratio ajustado [OR]: 1,33; intervalo de confiança de 95% [IC 95%]: 0,88 a 2,01). Em contraste, o uso de sinvastatina e lovastatina foi associado com um maior risco de hemorragia (OR ajustado: 1,46; IC 95%: 1,17 a 1,82).

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Com base nestes resultados, concluiu-se que em pacientes que recebem etexilato de dabigatrana, a sinvastatina e a lovastatina foram associadas com um maior risco de hemorragia em relação a outras estatinas. A utilização preferencial das outras estatinas deve ser considerada nestes pacientes.

Referências:

  • Antoniou T, Macdonald EM, Yao Z, Hollands S, Gomes T, Tadrous M, et al. Association between statin use and ischemic stroke or major hemorrhage in patients taking dabigatran for atrial fibrillation. Can Med Assoc J [Internet]. 2016;cmaj.160303 – . Available from: https://www.cmaj.ca/content/early/2016/11/21/cmaj.160303

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades