Hérnia diafragmática: qual a importância da estratificação de risco? [vídeo]

A hérnia diafragmática é um defeito congênito no diafragma identificado, na maioria das vezes, no pré-natal. Confira o clinical drops.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

A hérnia diafragmática congênita é um defeito congênito no diafragma que permite a herniação de vísceras abdominais para o tórax.  

O desenvolvimento pulmonar anormal resultante leva à hipoplasia e hipertensão pulmonar, os principais determinantes de morbidade e mortalidade para esses pacientes.  

Veja mais: Triagem para pré-diabetes e diabetes mellitus tipo 2 em pacientes pediátricos

Aproximadamente 60% dos casos de hérnia diafragmática congênita são diagnosticados no pré-natal por ultrassonografia de rotina (24 semanas) ou como parte da investigação para polidrâmnio materno.

Já os achados clínicos pós-natais dependem da presença de anomalias associadas e do grau de hipoplasia pulmonar.

Você sabe quais são os parâmetros utilizados para estratificação de risco e para prever a gravidade da hipoplasia pulmonar? Confira no Clinical Drops “Hérnia diafragmática: qual a importância da estratificação de risco?”.  

Conheça também o conteúdo Hérnia Diafragmática Congênita no Whitebook. Lá, você encontra a abordagem completa da doença, desde definição até complicações.  

Até a próxima!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades