Leia mais:
Leia mais:
Telas cirúrgicas: as telas biológicas são melhores?
Check-up Semanal: tempo de antibióticos na apendicite, tratamento de hérnia e mais! [podcast]
Como deve ser feito o tratamento de hérnias complexas em pacientes obesos?
Hérnia de portal pós-cirurgia bariátrica: uma complicação negligenciada

Hérnia inguinal: operar ou apenas acompanhar?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo artigo do Annals of Surgery, pesquisadores investigaram se a vigilância ativa é inferior à cirurgia de reparo em homens com hérnia inguinal ligeiramente sintomática ou assintomática.

Para esse estudo, pesquisadores randomizaram 496 homens com idade igual ou superior a 50 anos com hérnia inguinal (ligeiramente sintomática ou assintomática) para cirurgia de reparo de hérnia (n = 234) ou acompanhamento (n = 262), entre 2006 e 2012.

O desfecho primário foi a diferença média em uma escala de quatro pontos de dor/desconforto aos 24 meses de follow-up. Os desfechos secundários incluíram qualidade de vida e sobrevivência livre de eventos.

Resultados

O índice médio de dor/desconforto aos 24 meses foi de 0,35 [IC de 95%: 0,28 a 0,41) no grupo da cirurgia e 0,58 (IC de 95%: 0,52 a 0,64) no grupo de acompanhamento. A diferença média foi de -0,23 (IC de 95%: -0,32 para -0,14).

No grupo de vigilância, 93 pacientes (35,4%) foram posteriormente submetidos à cirurgia. As taxas de complicações pós-operatórias e de recorrência nesses indivíduos operados foram comparáveis aos pacientes originalmente atribuídos ao grupo de cirurgia (8,1% contra 15%, p = 0,106).

Para os pesquisadores, esses achados, junto com outros estudos semelhantes, justificam o acompanhamento do paciente como uma alternativa razoável em comparação com a cirurgia, em homens com idade igual ou superior a 50 anos.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • de Goede B et al. Watchful waiting versus surgery of mildly symptomatic or asymptomatic inguinal hernia in men aged 50 years and older: A randomized controlled trial. Ann Surg 2018 Jan; 267:42 | http://dx.doi.org/10.1097/SLA.0000000000002243
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar