Highlights do ATS 2022 [podcast]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entre os dias 15 a 18 de maio de 2022, aconteceu o ATS Conference, do American Thoracic Society, um dos maiores congressos do mundo em pneumologia, cirurgia torácica e terapia intensiva respiratória, realizado em São Francisco, na Califórnia. Neste episódio, Guilherme Bridi, pneumologista e colunista do Portal PEBMED, comenta diversos temas abordados no evento, tais como: doenças intersticiais pulmonares, doenças obstrutivas, oncologia torácica, tabagismo e doenças da circulação pulmonar.

Aperte o play e confira o episódio!

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

Tópicos comentados no podcast:
⁃ Novos tratamentos para a fibrose pulmonar idiopática
⁃ Nova indicação de rastreio de câncer de pulmão
⁃ Novos tratamentos para a hipertensão arterial pulmonar
⁃ Situação atual do uso de cigarro eletrônico e suas principais consequências
⁃ Novas combinações para tratamento da asma
– Recomendações de screening de DPOC em pacientes tabagistas

FPI

O tratamento da fibrose pulmonar idiopática (FPI) parece ganhar reforço. Em estudo publicado no NEJM, os autores encontraram uma associação benéfica entre os inibidores de fosfodiesterase 4B e redução da progressão da doença, mesmo com o uso concomitante de antifribóticos ou não. Além disso, foi apresentada a nova diretriz de fibrose pulmonar idiopática, incorporando o novo fenótipo fibrosante progressivo. Para a definição de progressão é preciso ter dois de três critérios: piora tomográfica, piora clínica ou piora funcional com redução de 5% na CVF ou 10% na difusão de monóxido de carbono.

Em outro trabalho publicado também no NEJM e apresentado no congresso, foi encontrado associação positiva entre albuterol-budesonida e melhor controle da asma na forma sob demanda e também de manutenção. Além disso, a partir de agora do rastreio do câncer de pulmão, um dos cânceres que mais mata no mundo, tem nova recomendação.

Na circulação pulmonar, o destaque foi para os efeitos positivos do Sotatercept, uma droga que atua na via do BMPR2, possivelmente a quarta via envolvida na fisiopatologia da hipertensão arterial pulmonar. O estudo é de fase 2, com poucos pacientes, porém há uma boa perspectiva com os estudos em andamento.

Confira também por outros players:

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.