Leia mais:
Leia mais:
Caso clínico: Paciente de 70 anos com dor lancinante na perna
O início do tratamento anti-hipertensivo pode ter impacto na qualidade de vida?
Quiz: Mulher com lesões amareladas nas pálpebras. Qual o diagnóstico?
Renina e o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário
ESC 2021: qual é a meta pressórica ideal em pacientes hipertensos idosos?

Hipertensão: dieta e exercícios diminuem necessidade de medicamento

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são as melhores armas no controle da hipertensão. Uma vida saudável pode fazer diferença também na necessidade de administração de medicamentos para o controle da doença, principalmente em pacientes obesos. A afirmativa é baseada em um estudo apresentado este mês no Joint Hypertension 2018 Scientific Sessions, evento organizado pela American Heart Association.

A pesquisa selecionou 129 adultos com sobrepeso ou obesidade (IMC=25-40 kg/m2) na faixa etária entre 40 e 80 anos, todos diagnosticados com pressão arterial alta (130-160/80-99 mmHg). 68% dos voluntários eram mulheres (n=88) e 32% eram homens (n=41). Embora hipertensos, os participantes ainda não haviam sido medicados com fármacos anti-hipertensivos no início do estudo.

Leia mais: Hipertensão: quais são as novas diretrizes para tratamento da doença?

O levantamento acompanhou os participantes por 16 semanas e os dividiu em três grupos. O primeiro grupo manteve um programa de exercícios aliados à dieta DASH, desenvolvida especialmente para pessoas com hipertensão e pré-hipertensão, em parceria com monitoramento do peso (MP) (DASH + MP); o segundo grupo iniciou somente a dieta especial com acompanhamento nutricional (DASH) mas sem os exercícios, e o terceiro seguiu o programa padrão de hábitos alimentares (PP).

O estudo revelou que a pressão arterial caiu 16/10mmHg no grupo que manteve a dieta com exercícios e monitoramento de peso (DASH+MP), no grupo que seguiu apenas o controle alimentar (DASH) a pressão caiu 11/8 mmHg e no terceiro grupo que permaneceu no programa nutricional padrão (PP) a queda foi de apenas 3/4 mmHg.

Os resultados foram traduzidos na diminuição da necessidade de medicamentos. No início da pesquisa, a administração de anti-hipertensivos era recomendável para 54% dos indivíduos do grupo DASH+MP, no final o valor caiu para 15%. No grupo DASH, esse índice foi de 51% no começo para 23% no final. No grupo PP não houve mudança significativa.

A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é baseada no consumo de verduras, frutas e laticínios de baixo teor de gordura e limita o consumo de carne vermelha, sal e doces.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.