Hipertensão: dieta e exercícios diminuem necessidade de medicamento

Uma vida saudável pode fazer diferença também na necessidade de administração de medicamentos para o controle da hipertensão. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são as melhores armas no controle da hipertensão. Uma vida saudável pode fazer diferença também na necessidade de administração de medicamentos para o controle da doença, principalmente em pacientes obesos. A afirmativa é baseada em um estudo apresentado este mês no Joint Hypertension 2018 Scientific Sessions, evento organizado pela American Heart Association.

A pesquisa selecionou 129 adultos com sobrepeso ou obesidade (IMC=25-40 kg/m2) na faixa etária entre 40 e 80 anos, todos diagnosticados com pressão arterial alta (130-160/80-99 mmHg). 68% dos voluntários eram mulheres (n=88) e 32% eram homens (n=41). Embora hipertensos, os participantes ainda não haviam sido medicados com fármacos anti-hipertensivos no início do estudo.

Leia mais: Hipertensão: quais são as novas diretrizes para tratamento da doença?

O levantamento acompanhou os participantes por 16 semanas e os dividiu em três grupos. O primeiro grupo manteve um programa de exercícios aliados à dieta DASH, desenvolvida especialmente para pessoas com hipertensão e pré-hipertensão, em parceria com monitoramento do peso (MP) (DASH + MP); o segundo grupo iniciou somente a dieta especial com acompanhamento nutricional (DASH) mas sem os exercícios, e o terceiro seguiu o programa padrão de hábitos alimentares (PP).

O estudo revelou que a pressão arterial caiu 16/10mmHg no grupo que manteve a dieta com exercícios e monitoramento de peso (DASH+MP), no grupo que seguiu apenas o controle alimentar (DASH) a pressão caiu 11/8 mmHg e no terceiro grupo que permaneceu no programa nutricional padrão (PP) a queda foi de apenas 3/4 mmHg.

Os resultados foram traduzidos na diminuição da necessidade de medicamentos. No início da pesquisa, a administração de anti-hipertensivos era recomendável para 54% dos indivíduos do grupo DASH+MP, no final o valor caiu para 15%. No grupo DASH, esse índice foi de 51% no começo para 23% no final. No grupo PP não houve mudança significativa.

A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é baseada no consumo de verduras, frutas e laticínios de baixo teor de gordura e limita o consumo de carne vermelha, sal e doces.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades