Hipoglicemia é associada a aumento da mortalidade em pacientes hospitalizados

Hipoglicemia é uma condição comum em pacientes hospitalizados, mas a prevalência e as implicações prognósticas ainda não são totalmente compreendidas.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Hipoglicemia espontânea e relacionada à insulina são condições comuns em pacientes hospitalizados (com ou sem diabetes mellitus), mas a verdadeira prevalência e as implicações prognósticas ainda não são totalmente compreendidas.

Para investigar a associação entre hipoglicemia e mortalidade, pesquisadores utilizaram dados prospectivos de pacientes hospitalizados por qualquer causa entre janeiro de 2011 e dezembro de 2013, totalizando 33.675 indivíduos (≥ 18 anos).

  • Hipoglicemia foi definida como um nível de glicose no sangue < 70 mg/dL (3,9 mmol/L), estratificada em moderada (40-70 mg/dL, 2,2-3,9 mmol/L) e grave (<40 mg/dL, < 2,2 mmol L).
  • Diabetes foi definido como um diagnóstico prévio em registos médicos ou utilização de qualquer agente hipoglicêmico oral, agonista de peptídeo semelhante a glucagon 1 (GLP-1) ou insulina na admissão.

Os pacientes foram divididos em seis grupos: controles não tratados com insulina (NITC) e controles tratados com insulina (ITC), hipoglicemia não relacionada à insulina (NIH) e hipoglicemia grave não associada à insulina (NISH) e hipoglicemia relacionada à insulina (IH) e hipoglicemia grave relacionada à insulina (ISH).

Veja também: ’10 fatos que você precisa saber sobre o controle glicêmico intra-hospitalar’

Entre os participantes, 2.947 (9%) foram identificados como tendo pelo menos um valor de glicose no sangue < 70 mg/dL. Destes, 2.605 tiveram hipoglicemia moderada, com 1.011 casos relacionados à insulina, e 342 tiveram hipoglicemia grave, com 201 casos relacionados à insulina.

O período de seguimento médio foi de 1.022 dias e a taxa de mortalidade intra-hospitalar global no final foi de 31,9%, sendo a mais alta observada entre os pacientes não tratados com insulina com hipoglicemia grave:

  • NITC = 28%
  • ITC = 42,9%
  • NIH = 50,7%
  • IH = 55,3%
  • NISH = 70,9%
  • ISH = 69,1%

Comparado com os controles não tratados com insulina, as HRs não ajustadas (IC – 95%; p <0,001) para a mortalidade foram:

  • ITC = 1,7 (1,6-1,8)
  • NIH = 2,2 (2,0-2,4)
  • IH = 2,5 (2,2-2,7)
  • NISH = 4,2 (3,5-5,2)
  • ISH = 3,8 (3,2-4,5)

Após a análise multivariada, os respectivos HRs foram: 1,8, 2,1, 2,4, 3,2 e 3,6 (p <0,001). A causa da admissão não afetou a associação entre níveis de glicose e mortalidade.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que em pacientes hospitalizados, a hipoglicemia (com insulina ou espontânea) está associada a um aumento da mortalidade a curto e longo prazo.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • JCEM. Mortality among hospitalized patients with hypoglycemia: insulin-related and non-insulin related. DOI: https://dx.doi.org/10.1210/jc.2016-2653
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão