Hipotireoidismo: rastreamento, diagnóstico e tratamento - PEBMED

Hipotireoidismo: rastreamento, diagnóstico e tratamento

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Devemos fazer rastreamento para hipotireoidismo? Qual algoritmo para diagnóstico e tratamento com base nos últimos consensos? No conteúdo de hoje da nossa parceria com a MedBolus, teremos as respostas para essas perguntas e também poderemos descobrir qual o manejo do hipotireoidismo subclínico.

É só apertar o play e assistir!

Autor(a):

Curadoria do Conteúdo:
Dra. Flavia Facuri Valente

CRM 100464-SP
Doutora em Endocrinologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de e Endocrinologia e Metabologia. Mestre em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Residência em Clínica Médica e Endocrinologia na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Professora da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC. Médica do Ambulatório de Neoplasias Endócrinas Múltiplas da UNIFESP.

Referências bibliográficas:

  • Brenta G et al. Diretrizes clínicas práticas para o manejo do hipotireoidismo. Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57(4):265-99.
  • Jonklaas J et al. Guidelines for the Treatment of Hypothyroidism. Thyroid 2014;24(12):1670-1751.
  • Sgarbi JA et al. Consenso brasileiro para a abordagem clínica e tratamento do hipotireoidismo subclínico em adultos: recomendações do Departamento de Tireoide da SBEM. Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57(3):166-83
  • Maciel LMZ et al. Hipotireoidismo congênito: recomendações do Departamento de Tireoide da SBEM. Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57(3):184-92
  • Erik K. Alexander, et al. 2017 Guidelines of the American Thyroid Association for the Diagnosis and management of Thyroid Disease During Pregnancy and the Postpartum .Thyroid.Mar 2017.315-389.http://doi.org/10.1089/thy.2016.0457
  • Stott DJ, Rodondi N, Kearney PM, et al. Thyroid hormone therapy for older adults with subclinical hypothyroidism. N Engl J Med 2017;376:2534-44.
  • Biondi B, Cappola AR, Cooper DS. Subclinical Hypothyroidism: A Review. JAMA. 2019 Jul 9;322(2):153-160. doi: 10.1001/jama.2019.9052. PMID: 31287527.

A MedBolus é uma plataforma de atualização médica com vídeos de até 15 minutos, sobre diversos temas. Para ter acesso aos algoritmos e conteúdos complementares em podcast e PDF, acesse a MedBolus.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar