Hospitais podem participar da pesquisa sobre cultura de segurança do paciente

A cultura de segurança do paciente faz parte da estrutura dos serviços de saúde, possibilitando a implantação de práticas seguras.

Está disponível a Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde para que os estabelecimentos hospitalares do país possam participar através do E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar, um sistema eletrônico para avaliação rápida e confiável da cultura de segurança do paciente (CSP). 

As contribuições poderão ser enviadas até o dia 31 de dezembro. O levantamento é coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Grupo de Pesquisa QualiSaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) das Vigilâncias Sanitárias (Visas) de estados e do Distrito Federal.  

Acesse aqui o formulário da avaliação de 2023. Acesse aqui o Plano de Ação para a Melhoria da Cultura de Segurança do Paciente 

Saiba mais: Primeira Meta da Segurança do Paciente: identificação correta

Hospitais podem participar da pesquisa sobre cultura de segurança do paciente

Hospitais podem participar da pesquisa sobre cultura de segurança do paciente

Núcleos de Segurança do Paciente 

Os Núcleos de Segurança do Paciente possuem o papel de coordenar as atividades hospitalares, estimulando a liderança e os profissionais de saúde de sua instituição a responder o questionário.  

A cultura de segurança do paciente é um importante componente estrutural dos serviços de saúde, que possibilita a implantação de práticas seguras e a redução da ocorrência de eventos adversos, causados por falhas durante a assistência aos usuários. Neste ano, em especial, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) completa dez anos de criação.  

Dimensões da cultura de segurança do paciente 

O sistema em que está disponibiliza a pesquisa permite que os profissionais de saúde preencham e enviem automaticamente os questionários, gerando indicadores referentes às 12 dimensões da cultura de segurança do paciente.  

Essas dimensões incluem tópicos como a frequência de eventos adversos (EAs) notificados e percepção de segurança e trabalho em equipe. Outro aspecto importante é que  as dimensões contemplam ainda as expectativas e as ações da direção ou supervisão da unidade, a comunicação sobre erros identificados, as informações sobre o apoio da gerência do serviço para a segurança do paciente, entre outros.   

Como funciona 

O relatório de cada hospital é produzido em tempo real, conforme os profissionais respondem ao questionário, por e-mail ou com o uso de tablets e smartphones. Essa integração facilita o retorno aos interessados e contribui para a promoção imediata de intervenções de melhoria nos serviços de saúde.   

Todas as informações enviadas no questionário são sigilosas, não sendo divulgado os nomes do serviço avaliado, do responsável pela avaliação e dos profissionais respondentes.     

Importância da avaliação da cultura de segurança do paciente  

A avaliação da cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde é fundamental para medir as condições organizacionais que podem levar a possíveis danos em pacientes, diagnosticar o nível de cultura de segurança do serviço de saúde, seus possíveis riscos e acompanhar a sua evolução ao longo do tempo, assim como a notificação de incidentes.  

Além disso, esse levantamento possibilita a análise estratégica das melhores práticas utilizadas por empresas do mesmo setor e a evolução das intervenções de segurança do paciente que estão sendo adotadas pelos profissionais do serviço de saúde.  

Leia também: Cultura de Segurança no Centro Cirúrgico

Meta para 2023 

A meta para a pesquisa de 2023 é a participação do maior número de hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que abrange 700 hospitais de todas as regiões do Brasil, conforme previsto no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025.   

Em 2023, além da Anvisa, as coordenações estaduais, municipais e distrital dos Núcleos de Segurança do Paciente irão gerenciar a ferramenta. A medida irá possibilitar a emissão de relatórios com dados agregados em tempo real.  

Após a avaliação, é importante que cada hospital implemente um plano de ação a partir dos dados encontrados e comece o processo de melhoria em seu serviço de saúde. Para isso, os gestores do hospital precisam ser sensibilizados sobre a importância dessa avaliação e dos ciclos de melhoria que serão implementados a partir desses resultados locais. 

O Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025 pode ser acessado aqui.  

Veja mais:   

Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente em Hospitais-2021  

Infográfico  

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades