Hospital Universitário Clementino Fraga Filho vai sediar o Centro Nacional de Transplantes Complexos

O complexo médico-hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será casa do Centro Nacional de Transplantes Complexos.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) foi escolhido para receber o Centro Nacional de Transplantes Complexos (CNTc), que será referência para transplantes de coração, pulmão, rim, pâncreas e fígado, combinados, transplantes contra barreiras imunológicas, além de receber um programa de reabilitação/ transplante intestinal e multivisceral.  

A unidade ainda será um centro de formação de equipe para o desenvolvimento dos transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS), com o investimento de R$ 50 milhões.

Leia também: Nova opção de tratamento para hipertensão arterial pulmonar é incorporada ao SUS

Novo painel de monitoramento do Sistema Nacional de Transplantes já está em vigor

O projeto

A expectativa é que o CNTc abrigue seis leitos de Terapia Intensiva (CTI) e oito de enfermaria para atender à demanda de transplantes. As adequações no sétimo andar (ala F) serão realizadas a partir de doações da Rede Dasa à unidade hospitalar. 

“O projeto vai propulsionar os transplantes no país e aumentar a capacidade de atendimento à alta complexidade para os nossos pacientes”, disse o diretor do hospital, Marcos Freire. 

As contratações e a reforma necessária terão início ainda neste segundo semestre de 2022. A compra dos equipamentos já está em andamento. 

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

A escolha do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho para ser a sede do CNTc se deve ao fato dele ser uma referência em procedimentos de alta complexidade e também uma importante instituição na formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisa. 

“Um projeto desse porte só poderia ser recebido pelo HU, um hospital generalista capaz de suprir as demandas complexas de estrutura e atendimento, e com o diferencial de trabalhar com formação e pesquisa”, comentou o nefrologista do Centro de Transplante Renal da unidade, Marcos André Santos. 

O Centro Nacional de Transplantes Complexos será a referência nacional na realização de transplantes complexos e reabilitação intestinal, com capacidade para fortalecer o Sistema Nacional de Transplantes através do compartilhamento de uma estrutura hospitalar já existente, altamente especializada e de abrangência nacional. 

“A criação do centro visa fortalecer todo o sistema nacional de transplantes e nos permitirá ampliar o acesso aos transplantes combinados de múltiplos órgãos. A iniciativa também vai desenvolver o programa de reabilitação intestinal em nosso país, além de se estabelecer como referência na formação de profissionais para o SUS”, ressaltou a secretária de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES), Maíra Botelho. 

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo através do SUS, que é o responsável pelo financiamento de 95% dos transplantes no país. 

A unidade já é a maior do Rio de Janeiro em volume de consultas, principalmente de ambulatórios especializados em alta complexidade. Por dia, são realizados cerca de 800 atendimentos ambulatoriais e, em média, 20 cirurgias. O hospital conta ainda com mais de 300 pesquisas em andamento e 276 leitos ativos. 

“Esta é uma das maiores vitórias do SUS na área de transplantes, um investimento milionário num hospital federal. Isso demonstra a importância do Hospital Universitário no ensino, na pesquisa e no protagonismo de uma medicina de excelência no Brasil. Será uma referência em toda a América Latina”, comemorou o professor do Departamento de Cirurgia da UFRJ e um dos idealizadores do projeto, Eduardo Fernandes.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • SUS terá o primeiro Centro Nacional de Transplantes Complexos. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/agosto/sus-tera-o-primeiro-centro-nacional-de-transplantes-complexos
  • UFRJ lançará Centro Nacional de Transplantes Complexos. Conexão UFRJ. Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2022/06/ufrj-lancara-centro-nacional-de-transplantes-complexos/
  • HU terá primeiro centro de transplantes complexos do SUS. AdUFRJ. Disponível em: https://adufrj.org.br/index.php/pt-br/noticias/?option=com_content&view=article&id=4411

Especialidades