AIDS 2022: TAF é tão bom quanto TDF em pacientes com coinfecção HIV/HBV?

Nesse 24° International AIDS Conference, organizada pela International AIDS Society (IAS 2022), os resultados de semana 48 do estudo ALLIANCE foram apresentados. Veja agora os pontos principais.

Em pacientes com coinfecção HIV/HBV, a progressão de doença pelo HBV é reconhecidamente acelerada. Nessa população, os níveis de DNA de HBV tendem a ser mais elevados, assim como há maior risco de desenvolvimento de cirrose e câncer de fígado.

As duas formulações de tenofovir – TDF e TAF – estão aprovadas para tratamento de HBV e como parte do esquema antirretroviral contra o HIV. Entretanto, até o momento, não existiam estudos randomizados comparando um com o outro para início de terapia.

Nesse 24° International AIDS Conference, organizada pela International AIDS Society (IAS 2022), os resultados de semana 48 do estudo ALLIANCE foram apresentados. Veja agora os pontos principais.

 

ALLIANCE trial

Trata-se de um estudo multicêntrico que envolveu adultos com infecção por HIV e HBV, sem tratamento prévio, e que apresentavam como critérios de inclusão: carga viral de HIV ≥ 500 cópias/mL, carga viral de HBV ≥ 2000UI/mL, genotipagem com sensibilidade a emtricitabina (FTC) e tenofovir e clearance de creatinina ≥ 50mL/min.

Os voluntários foram randomizados na proporção de 1:1 para receber a combinação de bictegravir/emtricitabina/TAF ou dolutegravir (DTG) + emtricitabina/TDF. O processo de randomização foi estratificado pela positividade ou não de HBeAg, pelos níveis de carga viral do HBV (< ou ≥ 8log UI/mL) e por contagem de linfócitos T-CD4 (< ou ≥ 50 células/mm³).

O estudo foi desenhado para ser um estudo de não inferioridade, com margem de 12% para não-inferioridade. Os desfechos primários foram carga viral de HIV < 50 cópias/mL e carga viral de HBV < 29 UI/mL na semana 48 de tratamento. Os desfechos secundários incluíram mudanças na contagem de linfócitos T-CD4, proporção de perda/soroconversão de HBsAg e HBeAg e normalização de níveis de TGP.

 

Resultados

Foram recrutados 243 participantes, em 11 países da Ásia, Europa, América do Norte e América Latina, sendo 121 no braço B/F/TAF e 122 no braço DTG + FTC/TDF. Os grupos foram semelhantes em idade, etnia, IMC, carga viral de HIV e HBV e contagem de células T-CD4.

Na semana 48, o esquema de B/F/TAF foi considerado como não-inferior para supressão de HIV (carga viral < 50 cópias/mL), quando comparado com DTG + FTC/TDF (95% vs. 91%, respectivamente; diferença de 4,1%; IC 95% = -2,5% a 10,8%; p = 0,21). O ganho médio de CD4 foi de 200 e 175 células/mL, respectivamente.

Na avaliação da supressão de HBV, B/F/TAF foi superior a DTG + FTC/TDF para alcançar carga viral de HBV < 29 UI/mL (63% vs. 43%; diferença de 16,6%; IC 95% = 5,9% a 27,3%; p = 0,0023).
O grupo que recebeu B/F/TAF também teve maior proporção de perda de HBsAg (13% vs. 6%; p = 0,059), perda de HBeAg (26% vs. 14%; p = 0,055), soroconversão de HBeAg (23% vs. 11%; p = 0,031) e normalização de TGP (73% vs. 55%; p = 0,066).

Em relação a questões de segurança, a incidência de eventos adversos foi semelhante em ambos os grupos, sendo infecções do trato respiratório superior, Covid-19, pirexia, aumento de TGP e nasofaringite os mais frequentemente relatados. Desenvolvimento de resistência não foi detectado em nenhum participante do braço B/F/TAF.

Mensagens práticas

– O uso de TAF mostrou-se uma opção segura e eficaz para tratamento de indivíduos com coinfecção HIV/HBV, sendo não-inferior na supressão de HIV e superior na supressão de HBV quando comparado com esquema semelhante com TDF.

– TAF está disponível no Brasil como opção para o tratamento de HBV em indivíduos com contraindicação a TDF.

 

Confira mais da cobertura do Portal PEBMED na IAS 2022:

IAS 2022: novidades dos guidelines da OMS – PrEP
IAS 2022: novidades dos guidelines da OMS – meningite criptocócica

IAS 2022: doxiciclina como profilaxia pós-exposição de IST
IAS 2022: antirretrovirais e ganho de peso – mais evidências
IAS 2022: TARV, hormonioterapia e aspectos metabólicos

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades