AIDS 2023: Epidemiologia do HIV no Brasil – resultados do ImPrEP

A prevenção da infecção pelo HIV, com destaque para profilaxia pré-exposição (PrEP), estão entres os destaques do IAS 2023.

Seguindo com as palestras da 12ª Conferência do IAS 2023, estratégias de prevenção da infecção pelo HIV também foram discutidas, principalmente as que envolvem profilaxia pré-exposição (PrEP). Pesquisadores brasileiros apresentaram os resultados sobre a epidemiologia da infecção pelo HIV e preferências sobre o uso de PrEP. Os principais pontos são:

  • A epidemia de HIV no Brasil é concentrada em algumas populações, especialmente homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transgênero.
  • A incidência de HIV, observada no estudo iPrEX, foi de 5,0/100 pessoas por ano no braço do placebo e 0,36/100 pessoas-ano no estudo de demonstração do ImPrEP.

IAS 2023

Novo estudo

Um estudo transversal que foi conduzido em centros no Brasil (seis centros em seis cidades) e no Peru (12 centros em sete cidades) e incluiu adultos que procuraram testagem pelo HIV.

Os critérios de exclusão foram indivíduos com sexo biológico feminino, homens cis que têm relações sexuais somente com mulheres, indivíduos com diagnóstico prévio de HIV e pessoas em uso de PrEP.

Métodos

Entre o período de 31 de janeiro de 2021 a 19 de maio de 2022, foram incluídos 6.899 participantes (67% no Brasil e 33% no Peru). Destes, 86% eram HSH, 11% eram mulheres transgênero e 3% eram não-binários.

A mediana de idade foi de 27 anos, com 65% apresentando 30 anos de idade ou menos. Em relação ao perfil socioeconômico, 72% estudaram até o Ensino Médio ou menos e 79% apresentavam baixa renda.

A maioria dos participantes informou que fazia testagem para infecção pelo HIV de forma regular, independente de pensarem que estavam em risco ou não. Dentre os que nunca tinham procurado a testagem, a maioria afirmou que o motivo era o medo de apresentar um resultado positivo.

Resultados

Os resultados mostraram uma prevalência global de infecção pelo HIV no estudo de 11,4% (8,0% no Brasil e 18,0% no Peru). Para infecções recentes, a prevalência foi de 2,0% (1,4% no Brasil e 3,1% no Peru).

A incidência anual de infecção pelo HIV encontrada no estudo foi de 3,88% (2,62% no Brasil e 6,69% no Peru). Em ambos os países, a incidência foi maior em indivíduos com até 30 anos de idade.

Os resultados estratificados por idade mostraram que idade mais jovem estava associada com infecção recente pelo HIV, mesmo após ajuste por idade, sexo, etnia, educação e renda per capita.

Estima-se que o número de infecções pelo HIV evitadas pelo uso de PrEP foi de 148 no Brasil e de 96 no Peru.

Considerações

Um outro aspecto discutido foram as preferências dos usuários em relação à PrEP. Dentre os participantes entrevistados, os aspectos mais relevantes na escolha da opção de PrEP foram o nível de proteção que a modalidade oferece, a ocorrência de eventos adversos e a formulação dos medicamentos (com preferência por formulações injetáveis de longa duração).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.