Página Principal > Parcerias > Imagem é tudo! Aprenda a criar a logo perfeita para seu consultório médico e clínica.

Imagem é tudo! Aprenda a criar a logo perfeita para seu consultório médico e clínica.

Uma das profissões mais respeitadas e admiradas é a de médico. E o motivo é simples: médicos dedicam grande parte de sua vida ao estudo, com o objetivo de terem conhecimento suficiente para curar as pessoas e tratá-las da melhor forma possível.

Em outras palavras: médicos são profissionais que acreditam fortemente na capacitação e na dedicação para a obtenção dos melhores resultados, e isso se reflete na confiança que seus pacientes depositam neles.

É exatamente esse cuidado em cada detalhe e o profissionalismo acima de tudo que um logo para médicos, cartão de visita para médico ou qualquer outro material gráfico usado por este profissional deve transmitir aos seus pacientes, reforçando ainda mais sua imagem de segurança e atenção. Se você é médico e está procurando desenhar um logo personalizado para você ou sua clínica e quer desenvolver também materiais gráficos, como cartão de visita, papel timbrado e receituário, vai encontrar aqui uma série de dicas de como fazer isso de forma profissional e ágil.

Dicas para criar logo para médicos e outros materiais de comunicação

1. Criando o logo para médicos

Por se tratar de uma atividade pautada pela ética e baseada em uma relação de confiança total, um logotipo para médicos ou clínicas costuma ser discreto, usar cores sóbrias e, eventualmente, agregar alguns dos símbolos da profissão.

Os símbolos mais usados são:

* O Bastão de Asclépio: Também chamado de Bastão de Esculápio, formado por uma cobra que se enrola em um bastão.

* O caduceu: Um outro bastão, este enlaçado por duas cobras, foi usado por alguns para simbolizar a medicina, apesar de estar mais ligado à alquimia e à farmácia, assim como ao deus Hermes.

* A cruz vermelha: um símbolo um pouco menos sutil, mas usado por alguns também.

Uso das cores em logos de médicos:

Como dissemos, as cores sóbrias são as mais usadas em logos para médicos, como o azul, o verde e o bordô. Para ter uma lista mais completa de referências, confira este resumo dos “significados” das cores:

* Azul: confiança, tradição e equilíbrio.

* Branco: pureza, inocência e higiene.

* Preto: exclusividade, sofisticação e luto.

* Roxo: inventividade, nobreza e criatividade.

* Verde: ecologia, abundância e crescimento.

* Vermelho: paixão, emoção e urgência.

Uso da tipografia em logos

Tipografia é o estudo dos tipos de letras. Existem diversas famílias tipográficas, mas os elementos mais usados são os seguintes:

* Itálico: letras inclinadas costumam indicar movimento e velocidade.

* Letras “light”, mais finas: indicam precisão e cuidado.

* Letras “bold”, mais grossas: demonstram solidez.

* Letras com serifas (tracinhos que arrematam as hastes das letras): tem origem na Roma clássica e por isso passam tradição e conhecimento.

* Letras manuscritas: passam o conceito de cuidado artesanal e personalizado.

Estes são apenas alguns fundamentos básicos de como criar logotipos. Um profissional especializado em design, que você pode encontrar em um bom site de logo para empresa do tipo concorrência criativa, será muito útil para ajudar você a desenvolver um logo para médicos de qualidade profissional.

2. Criando cartão de visita para médico

Da mesma forma que o logo, seu cartão de visitas de médico deve ser sóbrio. Normalmente tem grafado seu nome, especialidade, títulos, endereço, contatos e, eventualmente, sites e mídias sociais, sem mais informações.

Veja algumas dicas técnicas para produzir um bom cartão de visitas médico:

* Dimensões: a medida mais usada é 5 cm X 9 cm, mas você pode variar se quiser, apenas tenha cuidado para não fazer maior que um bolso de camisa ou muito pequeno e fácil de perder.

* Gramatura do papel: deve ter ao menos 200g/m² para ficar com uma boa rigidez.

* Tipo de papel: o mais usado é o couche fosco, que confere mais sofisticação ao cartão de visita.

* Acabamento: alguns optam por cantos arredondados, o que pode conferir mais modernidade. Mas a sacada que realmente dá muita classe aos cartões é a laminação fosca, que dá brilho acetinado. Usar o chamado Verniz UV com reserva também tem um belo efeito que dá um brilho discreto somente em alguns detalhes dos cartões, como o logo ou o nome do médico.

3. Criando outros materiais gráficos

O mais importante nestes casos e conseguir um bom profissional de design que siga a identidade visual que o logotipo de médico que foi criado já determinou. Seja para receituário, papel timbrado, envelopes ou lembretes de consulta, todos esses materiais devem “conversar” entre si. Depois de criadas essas artes, é preciso contratar uma gráfica de qualidade para imprimir os materiais. Normalmente os designers ajudam nessa tarefa, indicando fornecedores de sua confiança.

Como você percebeu, tanto o logo para médicos, como os cartões de visita para médicos e demais materiais devem ser desenvolvidos com todo profissionalismo e qualidade que um bom médico como você está acostumado a dispensar à seus clientes.

* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design, como por exemplo a criação de logos online. Você escolhe um produto, explica a sua necessidade e define o quanto pagar a partir de um preço mínimo. Em seguida você receberá dezenas de opções, poderá pedir alterações ilimitadas e ao final escolhe o que mais gostou. E o melhor! Caso não fique satisfeito devolvemos o valor investido! É tudo online, sem risco e gerenciamos todo o processo para você!

Pedro Renan

Pedro Renan é especialista em Inbound Marketing e Marketing de conteúdo. Atua como CMO da We do Logos, maior empresa de Concorrência Criativa da América Latina.

Um comentário

  1. ana luiza do nascimento borlina

    ola

    boa noite
    sou ana luiza borlina, enfermeira pos graduada a 20 anos e agora fiz uma pos graduacao em dermatologia, eu precisava fazer meu logotipo com algo diferenciado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.