Impacto do vaping na saúde respiratória

O cigarro eletrônico vem dominando a utilização de nicotina sobretudo na população jovem, levando a maiores graus de dependência.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A introdução do cigarro eletrônico (também conhecido como vape) no mercado em meados dos anos 2000 marcou o início das mudanças nas formas de utilização da nicotina. O uso de cigarros convencionais vem se reduzindo, ao passo que aumenta a utilização de cigarros eletrônicos principalmente entre os mais jovens que nunca fumaram. Entretanto, ainda são muitas as incertezas sobre os efeitos a curto e longo prazo dos dispositivos eletrônicos para fumar na saúde respiratória. 

Os vapes já existem há décadas, porém, a melhoria dos dispositivos, o conforto e a facilidade de utilização fizeram com que o mesmo se disseminasse. Atualmente, é a forma mais utilizada para consumo de nicotina entre jovens. Cerca de um em cada cinco jovens americanos já fez uso de e-cigarettes em algum momento da vida.

cigarro eletrônico

cigarro eletrônico

Cigarro eletrônico: o que a literatura tem a dizer?

Tidos como dispositivos seguros, estudos recentes questionam a indicação do vape para o tratamento da cessação de tabagismo – mais que isso, pesquisas associam o cigarro eletrônico ao surgimento de doenças pulmonares agudas e crônicas. Em 2019, diversos pacientes utilizando o cigarro eletrônico apresentaram o quadro de injúria pulmonar associada ao vapes, conhecida como EVALI. A doença foi associada à presença do acetato de vitamina E na via aérea dos pacientes, que apresentaram quadros sistêmicos com tratamento incerto e que podem evoluir para insuficiência respiratória e óbito.  

Usuários de cigarros eletrônicos parecem apresentar diversos efeitos pró-inflamatórios no epitélio das vias respiratórias e no parênquima pulmonar. Entre eles, o aumento da friabilidade da via aérea, com edema e elevação da resistência, deposição de partículas ultrafinas de metais pesados, além de redução da imunidade inata e respostas à infecção. Além disso, pode ocorrer elevação de citocinas pró-inflamatórias, aumento da proteólise e deposição de lipídios, favorecendo o surgimento de infecções respiratórias com maior frequência.

As lesões crônicas pelos cigarros eletrônicos ainda são incertas, visto que a maioria dos usuários faz uso há menos de 10 anos. Alguns estudos apontam para piora de sintomas respiratórios em pacientes previamente asmáticos e portadores de doenças pulmonares crônicas. A função pulmonar não parece sofrer alterações ao longo do período avaliado, considerado precoce por muitos especialistas.  

Leia também: Efeitos adversos associados ao uso de cigarro eletrônico por gestantes

Durante a pandemia de Covid-19, o cigarro eletrônico atuou como fator de risco para infecção e disseminação da doença devido ao compartilhamento dos dispositivos. Ainda não há evidência de piores desfechos nessa população. Já para fumantes de cigarros convencionais, o uso como terapia para cessação de tabagismo apresentou maiores taxas de abstinência quando comparado ao tratamento padrão com reposição de nicotina.

Recentemente, a Anvisa manteve a proibição dos dispositivos no Brasil, reforçando os potenciais malefícios à saúde.  

Mensagens práticas: 

  • Os cigarros eletrônicos vem dominando a utilização de nicotina sobretudo na população jovem, levando a maiores graus de dependência de nicotina e abstinência; 
  • Efeitos agudos e crônicos podem ocorrer, levando a quadros graves e potencialmente fatais em usuários de e-cigarettes.
  • Facilmente encontrado nas cidades brasileiras, o cigarro eletrônico continua proibido em todo o território nacional. 
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Jonas A. Impact of vaping on respiratory health. BMJ. 2022 Jul 18;378:e065997. doi: 10.1136/bmj-2021-065997. PMID: 35851281.