Leia mais:
Leia mais:
Influenza: Ministério da Saúde amplia vacinação para toda a população brasileira
Os fatores que influenciam a resposta às vacinas
Vacinação da Covid-19 em gestantes e puérperas: o precisamos saber até o momento?
Hoje é dia de fazer um balanço sobre o Mês da Enfermagem! 
Covid-19: por que é tão importante alertar pacientes sobre a segunda dose da vacina

Imunização hoje em dia: é realmente necessário vacinar?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Vacina: termo utilizado para designar substâncias capazes de promover imunidade a determinados patógenos, vírus ou bactérias, que poderiam causar doenças com importante impacto individual ou coletivo, sendo um dos grandes pilares da prevenção primária. Mas será que esse conceito, que apesar de simples e muito difundido, têm o mesmo significado para a população de uma forma geral?

O acesso à informação com o uso das redes sociais pode fazer com que conceitos, muitas vezes sem fundo científico, possam ser difundidos de forma rápida e epidêmica. Tal fato tem gerado uma onda de segmentos da população contra a vacinação.

Recentemente vivemos uma epidemia de sarampo na Europa com mais de 14 mil casos da doença em países onde a cobertura vacinal caiu significativamente nos últimos anos. E de forma linear temos uma grande difusão nas redes sociais de grupos contra a vacinação nos países mais afetados.

Veja também: ‘Mitos e verdades sobre a vacinação’

Tal fato nos faz refletir o quanto que a prevenção primária com a imunização pode ser eficaz e positiva para a população. O programa nacional de imunizações do Brasil é reconhecido internacionalmente pela sua alta qualidade, criado em 1973 é responsável por garantir erradicação de doenças e controle de doenças imunopreviníveis. Conta com mais de 35 mil postos de vacinação. E essa grande efetividade acaba gerando um sentimento que tais doenças não estão mais presentes e sua imunização não seria mais necessária. Tal justificativa é uma das hipóteses para diminuição da adesão de uma parte da população dos países europeus.

Mas será que estamos realizando a imunização de nossa população da forma correta? Qual seria o impacto do desabastecimento de algumas vacinas? Qual é impacto de unidades de atenção primária com péssimas condições de infraestrutura, com redes de frio precárias, com variações extremas de temperatura?

Essas questões levantadas são complexas e muitas vezes sem respostas definidas mas cabe refletir sobre a importância dessa prática. É fundamental garantir espaços de discussão com nossos pacientes sobre suas experiências sobre a vacinação valorizando seus aspectos culturais, sociais, medos, crenças…valorizando seu pensar.

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar