Leia mais:
Leia mais:
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Guidelines da Surviving Sepsis Campaign 2021: terapia antimicrobiana para sepse
ECCMID 2021: como abordar a endocardite em pacientes geriátricos?
ECCMID 2021: quando administrar antibióticos por via subcutânea?
Covid-19 e antibioticoterapia

Infecção urinária em crianças: demora no tratamento gera cicatrizes renais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER3Atrasar o início da antibioticoterapia em crianças com infecção do trato urinário febril pode contribuir para formação de cicatrizes renais, de acordo com um novo estudo feito pela Pediatrics.

Pesquisadores analisaram dados de 482 crianças (idades entre 2 e 72 meses), a partir de dois estudos longitudinais que acompanharam crianças com a primeira ou segunda infecção urinária. Em geral, 78% das crianças tinham um diagnóstico de refluxo vesicoureteral, que aumenta o risco de infecção do trato urinário. No momento da internação, os médicos perguntaram aos pais a duração da febre de seus filhos antes do início da terapia antibiótica.

Veja também: Intravenoso ou oral? Orientações para o tratamento de infecções bacterianas em crianças

A cintilografia renal com o DMSA foi avaliada no início do estudo e novamente no 24º mês de acompanhamento ou de 3 a 4 meses após a retirada do estudo. Os pesquisadores definiram novas cicatrizes renais como “a presença de áreas fotopênicas, além de alterações no contorno do DMSA, que não estavam presentes anteriormente”.

Os autores do estudo descobriram que, em geral, 35 (7,2%) crianças tinham evidência de novas cicatrizes renais no resultado do DMSA, e observaram uma associação entre cicatriz renal e início da antibioticoterapia. A duração média da febre em crianças com cicatriz renal foi de 72 horas, em comparação com 48 horas entre as crianças sem cicatriz renal (P = 0,003).

500x120

Essa associação permaneceu mesmo após o ajuste de fatores como idade, etnia, história de infecção do trato urinário e organismo infectado. Após ajustar outras variáveis, os pesquisadores estimaram que um atraso de 48 horas ou mais aumentaria as chances de novas cicatrizes renais em cerca de 47%.

Esses resultados concordam com os estudos anteriores em populações semelhantes de pacientes e apoiam a hipótese de que a demora no início da terapia antimicrobiana e o desenvolvimento de cicatrizes renais estão relacionados.

Os pesquisadores ressaltam que um dos desafios é que as regras de predição clínica atualmente usam a duração da febre como um critério para avaliar o risco do paciente com infecção do trato urinário, sugerindo que isso pode resultar em diagnóstico e intervenção tardia.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.