Leia mais:
Leia mais:
Aprovado novo tratamento para HIV no Brasil
Quiz: homem com nódulos no couro cabeludo. Qual o diagnóstico?
Dia Mundial da Luta contra a AIDS: Quais os avanços e desafios no ano de 2021?
Quais são as recomendações para exames oftalmológicos em crianças menores de 5 anos?
Quais medidas devo tomar como profilaxia pós-exposição ao HIV?

Infecções intra-abdominais pós-operatórias: tempo de antibiótico pode ser mais curto

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Encurtar a duração da antibioticoterapia é uma medida fundamental na luta contra patógenos multirresistentes. Em novo artigo do periódico Intensive Care Medicine, pesquisadores investigaram qual a duração ideal da terapia com antibióticos para infecções intra-abdominais no pós-operatório de pacientes graves.

Para isso, foi realizado um estudo prospectivo randomizado multicêntrico em 21 unidades de terapia intensiva (UTI) francesas, entre 2011 e 2015. Os pesquisadores compararam a eficácia e a segurança de 8 versus 15 dias de antibioticoterapia em pacientes graves com infecções intra-abdominais no pós-operatório.

No total, 249 pacientes foram randomizados para 8 dias de tratamento (n = 126) ou 15 (n = 123). O desfecho primário foi o número de dias livres de antibióticos entre o início do estudo e o 28º dia. Os desfechos secundários incluíram morte, tempo de internação, surgimento de bactérias multirresistentes e taxa de reoperação, com 45 dias de acompanhamento.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

administracao de antibioticos

Duração da antibioticoterapia ideal

Pacientes tratados por 8 dias tiveram um número mediano de dias livres de antibióticos maior do que aqueles tratados por 15 dias (15 [6-20] versus 12 [6‐13] dias, respectivamente; P <0,0001). Os tratamentos não diferiram em relação ao tempo de internação, surgimento de bactérias multirresistentes ou taxa de reoperação. Os pesquisadores observaram drenagens subsequentes entre o dia 8 e o dia 45 no grupo de tratamento de curta duração (P = 0,041).

Em conclusão, a antibioticoterapia de curta duração em pacientes graves com infecções intra-abdominais no pós-operatório é eficaz e reduz a exposição a antibióticos. O tratamento mais longo não está associado a nenhum benefício clínico.

Pneumonia deve ser tratada por menos tempo do que você imagina

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.