Infecções intra-abdominais pós-operatórias: tempo de antibiótico pode ser mais curto

Pesquisadores investigaram qual a duração ideal da terapia com antibióticos para infecções intra-abdominais no pós-operatório de pacientes graves.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Encurtar a duração da antibioticoterapia é uma medida fundamental na luta contra patógenos multirresistentes. Em novo artigo do periódico Intensive Care Medicine, pesquisadores investigaram qual a duração ideal da terapia com antibióticos para infecções intra-abdominais no pós-operatório de pacientes graves.

Para isso, foi realizado um estudo prospectivo randomizado multicêntrico em 21 unidades de terapia intensiva (UTI) francesas, entre 2011 e 2015. Os pesquisadores compararam a eficácia e a segurança de 8 versus 15 dias de antibioticoterapia em pacientes graves com infecções intra-abdominais no pós-operatório.

No total, 249 pacientes foram randomizados para 8 dias de tratamento (n = 126) ou 15 (n = 123). O desfecho primário foi o número de dias livres de antibióticos entre o início do estudo e o 28º dia. Os desfechos secundários incluíram morte, tempo de internação, surgimento de bactérias multirresistentes e taxa de reoperação, com 45 dias de acompanhamento.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

administracao de antibioticos

Duração da antibioticoterapia ideal

Pacientes tratados por 8 dias tiveram um número mediano de dias livres de antibióticos maior do que aqueles tratados por 15 dias (15 [6-20] versus 12 [6‐13] dias, respectivamente; P <0,0001). Os tratamentos não diferiram em relação ao tempo de internação, surgimento de bactérias multirresistentes ou taxa de reoperação. Os pesquisadores observaram drenagens subsequentes entre o dia 8 e o dia 45 no grupo de tratamento de curta duração (P = 0,041).

Em conclusão, a antibioticoterapia de curta duração em pacientes graves com infecções intra-abdominais no pós-operatório é eficaz e reduz a exposição a antibióticos. O tratamento mais longo não está associado a nenhum benefício clínico.

Pneumonia deve ser tratada por menos tempo do que você imagina

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags