Leia mais:
Leia mais:
Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo vai até 3 de junho
Influenza: complicações associadas que merecem nossa atenção
Tripla infecção: é possível ter covid-19, gripe e dengue ao mesmo tempo?
HPV: menos de 4 entre 10 meninos tomam duas doses da vacina no Brasil
Semana de Vacinação das Américas no ano da covid-19

Influenza: complicações associadas que merecem nossa atenção

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

As gestantes e puérperas fazem parte do grupo de atenção quando o assunto é influenza. No Whitebook, existe um conteúdo específico na categoria Pré-Natal, só para tratar do tema em mulheres grávidas. A Campanha de Vacinação foi iniciada no dia 4 de abril pelo Ministério da Saúde e abrange todo o território nacional.

A primeira etapa do programa ocorreu de 4 a 30 de abril, e a segunda, que começou em 2 de maio, se estende até 3 de junho para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e os demais.

Veja mais: ACC 2022: vacinação contra influenza e insuficiência cardíaca

Apesar de normalmente ter um curso benigno, infecções por influenza podem apresentar complicações. Por isso, os médicos devem estar atentos para detecção e manejo precoces. Algumas complicações se destacam, como:

  • Pneumonia bacteriana secundária 

Complicação relativamente frequente. Os achados clínicos e radiológicos são semelhantes aos de casos de pneumonia bacteriana primária. Os agentes etiológicos também são os usuais de casos de pneumonia comunitária, com elevada incidência de pneumococo. Entretanto, a associação de Influenza com pneumonia por Staphylococcus aureus é bem documentada e usualmente a cobertura para essa bactéria é necessária.

  • Aspergilose pulmonar associada à influenza

De forma semelhante ao que ocorre com covid-19, existe associação de infecção por influenza e aspergilose pulmonar, quadro conhecido pela sigla IAPA. O quadro clínico pode ser confundindo com progressão para síndrome respiratória aguda grave ou pneumonia bacteriana secundária, necessitando de alta suspeição para diagnóstico precoce.

O diagnóstico costuma ser feito por meio de broncoscopia, com detecção de galactomanana em lavado broncoalveolar, além de visualização de alterações típicas.

Interessante notar que, diferente dos casos associados a covid-19 (CAPA), casos de IAPA costumam ser diagnosticados mais precocemente, em uma média de 2 dias. Também há uma alta proporção de angioinvasão.

  • Infarto agudo do miocárdio

Associação com IAM e outros eventos cardiovasculares posteriores a infecções por influenza é descrita na literatura. Esses casos devem ser manejados da mesma forma que casos não associados a Influenza.

No app do Whitebook, você encontra o Clinical Drops “Influenza: devo usar corticoides?”, que ajuda na tomada de decisão da abordagem terapêutica da doença. Onde encontrar? Clinical Drops – Infectologia – Influenza.

Abraço!


Coautor(a): Dra. Isabel Mendes – Infectologia.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

    Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.