Leia mais:
Leia mais:
No Reino Unido, há mais açúcar em alimentos para bebês nos últimos sete anos  
Ministério da Saúde anuncia acordo para redução de açúcar nos produtos
Sucralose em alimentos quentes pode ser nociva à saúde, aponta pesquisa
Existe uma quantidade segura para consumo do açúcar?
Ingestão de bebidas açucaradas aumenta o risco de LADA?

Ingestão de bebidas açucaradas aumenta o risco de LADA?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A ingestão de bebidas açucaradas tem sido associada ao aumento do risco de diabetes tipo 2 em diversos estudos, mas sua relação com diabetes auto-imune latente em adultos (LADA) ainda não é clara. Um estudo analisou essa questão e se o mesmo acontece com bebidas artificialmente adoçadas.

500x120-usuarios

Os pesquisadores utilizaram dados de um estudo populacional sueco, incluindo casos incidentes de LADA (n = 357) e diabetes tipo 2 (n = 1.136) e controles selecionados aleatoriamente (n = 1.371). A classificação do diabetes foi baseada na idade de início (≥ 35), DAG e no peptídeo C.

A informação sobre a ingestão de bebidas com adoçante foi obtida a partir de um questionário de frequência alimentar validado. O OR ajustado para idade, sexo, história familiar de diabetes, educação, estilo de vida, dieta, consumo de energia e IMC foi estimado usando regressão logística.

A ingestão diária de mais de duas porções de bebidas açucaradas (consumidas por 6% dos participantes) foi associada a um risco aumentado de LADA (OR: 1,99, 95% IC: 1,11-3,56), e para cada dose diária de 200ml, OR foi de 1,15 (95% IC: 1,02-1,29).

250-BANNER3

Mais sobre diabetes:

– Diabetes + coronariopatia: qual o melhor tratamento?
– Colesterol alto menor risco de diabetes?
– Complicações Agudas do Diabetes
– Diabetes Tipo 2: Os 13 Princípios do Tratamento
– Uso de células ß artificiais para o tratamento do diabetes tipo 1
– Dupla antiagregação plaquetária em diabéticos, longo ou curto prazo?

Os achados foram semelhantes para as bebidas adoçadas com açúcar (OR: 1,18, 95% IC: 1,00-1,39) e para as zero ou diet, que são artificialmente adoçadas (OR: 1,12, IC 95%: 0,95-1,32). Da mesma forma, cada aumento diário da dose na bebida adoçada total conferiu um risco 20% maior de diabetes tipo 2 (95% IC: 1,07-1,34).

Em pacientes com diabetes tipo 2, os consumidores de bebidas açucaradas apresentaram níveis de HOMA-IR mais altos (4,5 vs 3,5, P = 0,0002), porém menores de HOMA-B (55 vs 70, P = 0,0378) do que os não consumidores. Tendências semelhantes foram observadas no LADA.

O consumo elevado de bebidas açucaradas foi associado com o aumento do risco de LADA. A relação observada se assemelhava àquela com diabetes tipo 2, sugerindo vias comuns possivelmente envolvendo resistência à insulina. As associações foram semelhantes em análises separadas de bebidas artificialmente adoçadas.

Embora não contenham açúcares e, portanto, não contribuem para a ingestão calórica, tem sido sugerido que as bebidas artificialmente adoçadas podem estimular o apetite e levar a um ganho de peso. Além disso, pesquisadores suspeitam que elas têm efeitos adversos sobre a gordura abdominal e microbiota intestinal, o que pode induzir intolerância à glicose.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.eje-online.org/content/175/6/605.full
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.