INTO: 1ª Fase do processo seletivo de Residência Médica acontece nesta terça-feira

Segunda fase será realizada para candidatos a Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia da Mão no fim do mês.

Nesta terça-feira (8) acontece a prova escrita da 1ª Fase do Processo Seletivo aos Programas de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia da Mão do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). 

Serão formuladas 50 questões de múltipla escolha, divididas equitativamente nas seguintes áreas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. Cada questão valerá 2,00 pontos. A pontuação máxima possível do candidato será de 100 pontos, observando-se, para fins de cálculo, a utilização de duas casas decimais após a vírgula. 

A prova possui caráter eliminatório e classificatório, exigindo pontuação mínima de 50 pontos para que o candidato não seja considerado eliminado. 

Os candidatos não eliminados e que estiverem classificados até o dobro do número de vagas credenciadas do Programa de Residência, ou seja, até a 30ª colocação, serão classificados para a etapa seguinte, correspondente à 2ª Fase, com a realização de uma prova oral.   

O resultado da 1ª Fase (Prova Escrita) com a relação nominal dos candidatos classificados para a 2ª Fase (Prova Oral) será divulgado no site do INTO/MS, no endereço eletrônico http://www.into.saude.gov.br, no dia 18 de novembro, a partir das 16h. 

Como será a 2ª fase 

A 2ª fase da seleção para residência médica será constituída de uma prova oral. No dia 29 de novembro, os candidatos em Ortopedia e Traumatologia serão avaliados. No dia seguinte, 1° de dezembro, será a vez dos candidatos em Cirurgia da Mão. 

Serão formuladas questões relacionadas às áreas citadas no item 5.1.1 do edital, valendo 90 pontos. Haverá também avaliação de conhecimentos da Língua Inglesa e entrevista para arguição curricular (currículo no modelo da plataforma Lattes – CNPQ / http://lattes.cnpq.br/index.htm), valendo 10 pontos. 

A pontuação máxima possível nessa 2ª fase – prova oral é de 100 pontos, observando-se, para fins de cálculo, a utilização de duas casas decimais após a vírgula. 

O resultado da 2ª fase (prova oral) será divulgado junto com o resultado final do processo seletivo 2021/2022, no dia 6 de dezembro, a partir das 16 horas. 

Fundamentos e estímulo 

Os fundamentos do Programa de Residência Médica do INTO consistem em: didática, treinamento em serviço e pesquisa. São realizadas reuniões clínicas, grupos de estudo, seminários, workshops e aulas, que fazem parte das atividades didáticas. 

Durante o treinamento em serviço, a abordagem ao paciente, a capacidade de diagnóstico, a avaliação crítica e a implementação da terapêutica adequada são os objetivos a serem alcançados. 

Sempre sob supervisão, os residentes desenvolvem suas habilidades clínicas e cirúrgicas participando ativamente em todas as áreas de Ortopedia e Traumatologia, com acesso a procedimentos de alta complexidade. 

Segundo o portal da instituição, o estímulo à pesquisa ocorre diariamente através da diversidade de afecções do sistema músculo-esquelético com as quais os residentes têm contato. Além disso, o acesso aos laboratórios de Terapia Celular, Pesquisa Neuromuscular e Fisiologia do Esforço oferece a ligação entre as atividades assistenciais e a pesquisa. 

Vagas 

Estão sendo oferecidas nove vagas para a Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia (programa de três anos) e duas para Residência Médica em Cirurgia de Mão (programa com dois anos). 

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2134-5000 / 2134-5155 / 2134-5456. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades