Investigação de casos suspeitos de gripe aviária em humanos

Zoonose teve casos de infecção em humanos confirmados em outros países nas últimas semanas.

Na última semana, o Ministério da Saúde descartou 38 casos suspeitos de infeção por gripe aviária em pacientes dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Quatro amostras do Espírito Santo ainda aguardam resultados. Todas as pessoas que passaram pelos testes para detecção de H5N1 apresentaram sintomas depois de terem contato com aves doentes.  

Embora a transmissão do vírus de animais contaminados para humanos não seja fácil, a gripe aviária é uma doença que causa grande preocupação e possui considerável letalidade quando acomete humanos.

Leia também: Casos de gripe aviária confirmados crescem no Sudeste e acendem alerta no Brasil

Crescimento de casos em animais 

No final de maio, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decretou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por 180 dias. A medida foi tomada depois que vários casos de influenza aviária pelo território nacional foram confirmados em aves silvestres. A Estação Ecológica do Taim no Rio Grande Sul está interditada desde o dia 28 de maio por conta de casos suspeitos em 36 cisnes encontrados mortos do local. No Rio de Janeiro foi identificado o terceiro caso em uma ave migratória. E os casos suspeitos do Espírito Santo ocorreram depois do contato de funcionários do Parque Fazendinha com aves doentes. 

A gripe aviária 

Por enquanto, o maior impacto da doença é sobre a produção para abate, milhões de aves tiveram que ser sacrificadas entre 2005 e 2020 para evitar a propagação do vírus. Apenas por volta de 2.500 casos em humanos foram notificados no mesmo período de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades