Leia mais:
Leia mais:
Doenças mentais pós-pandemia: o que podemos fazer enquanto enfermeiros?
Entrevista com especialista: suicídio na pandemia
Podcast Integrado: prevenção ao Suicídio: como detectar fatores de risco? [podcast]
Quiz sobre depressão
Pandemia aumenta casos de ansiedade, depressão e estresse. O que podemos fazer?

Irritabilidade e ansiedade precedem quadro depressivo em adolescentes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em indivíduos com elevado risco familiar, quais são os fatores que levam ao primeiro aparecimento de transtorno depressivo maior na adolescência? Foi o que investigou um grupo de pesquisadores.

O transtorno depressivo maior de início precoce é comum em indivíduos com alto risco familiar de depressão e está associado a piores resultados mentais, sociais e educacionais a longo prazo.

Neste estudo longitudinal de quatro anos (abril de 2007 à março de 2011), publicado no Journal of the American Medical Association, foram analisadas 279 famílias com pais (315 mães e 22 pais) que haviam experimentado, pelo menos, dois episódios de depressão maior, com uma criança biologicamente relacionada na faixa etária de 9 a 17 anos vivendo no mesmo ambiente (197 meninas e 140 meninos; idade média de 12,4 anos).

Aproximadamente 7% dos filhos desenvolveram transtorno depressivo maior durante um seguimento médio de dois anos. Irritabilidade, medo e ansiedade no início foram associados com o desenvolvimento de depressão maior. Outros fatores de risco independentes incluíam situação econômica, adversidade psicossocial, história familiar adicional de depressão e gravidade da depressão dos pais.

Para os autores, os resultados sugerem que irritabilidade, medo e ansiedade podem ser fenômenos clínicos adicionais a serem incluídos como metas em intervenções preventivas primárias focadas na criança.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Antecedents of New-Onset Major Depressive Disorder in Children and Adolescents at High Familial Risk. Rice F Sellers R Hammerton G Eyre O Bevan-Jones R et. al. JAMA Psychiatry, 2016 vol: 62 (6) pp: 593-602. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2016.3140
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar