ISICEM 2023: Como usar as redes sociais de forma científica

Palestras do congresso de terapia intensiva também falam sobre maneiras de o profissional da medicina divulgar conteúdo.

Um tema super interessante discutido no ISICEM foi o uso e o papel das redes sociais para fins científicos. Tommaso Scquizatto (Italia), editor de Social Media do jornal Resuscitation, abordou os principais aspectos sobre o tópico.

Diante de várias redes sociais hoje disponíveis, o Twitter é o mais reconhecido pela comunidade científica como a rede social da ciência. Muito utilizado na Europa, América do Norte e Austrália para divulgação de resultados científicos, colaboração entre pesquisadores e networking. 

Hoje, no Brasil, não observamos tanto o uso do Twitter por pesquisadores e profissionais de saúde para fins científicos. Outras redes sociais têm atraído maior popularidade no nosso país.

Vamos então listar os principais assuntos abordados na conferência.

ISICEM 23: Aporte calórico e protéico para pacientes graves

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Por que cientistas e clínicos devem usar as redes sociais?

Promover sua própria pesquisa, projetos e estudos, além de rastrear tendências/tópicos atuais e obter exposição a novas pesquisas. A criação de rede de contatos com a possibilidade de alcançar novos públicos/colaborações também é uma razão interessante para o uso científico das redes sociais. Além disso, possibilita também compartilhar opiniões e participar de debates científicos. Como consequência, pode ajudar a impulsionar a carreira e obter novos financiamentos para pesquisa.

Transmissão ao vivo no Twitter durante conferências

  • Amplificar a conferência, gerar engajamento internacional e alcance global;
  • Aqueles que não podem comparecer ao evento pessoalmente podem acompanhar a transmissão usando a hashtag do evento;
  • Usar e seguir a hashtag oficial (por exemplo #ISICEM23) e os palestrantes/comitê científico;

O papel do editor de redes sociais

Cada vez mais adotado por revistas científicas, é o responsável pela presença nas redes sociais. A ideia inicial é ler e resumir cada artigo em 280 caracteres; Deve escrever e editar conteúdo para redes sociais, interagir com leitores, autores e influenciadores-chave.

Então, para iniciar o trabalho nas redes sociais, é importante entender algumas perguntas-chave.

Qual seu público-alvo?

  • Pesquisadores e colegas em sua área;
  • Pesquisadores e colegas de outras áreas;
  • Mídia, stakeholders, formuladores de políticas, financiadores;
  • O público em geral;
  • Qualquer pessoa com uma conta no Twitter em qualquer lugar do mundo…

Como Tweetar?

  1. Comentário curto + link para o estudo;
  2. Comentário curto + figuras-chave + link para o estudo;
  3. Comentário curto + infográficos/resumo visual + link para o estudo;
  4. Enquetes;
  5. Threads e tweetorials.

Mensagens Práticas 

  • Comece agora: abra sua conta no Twitter e twitte pela primeira vez!
  • Conteúdo rápido e de alta qualidade com imagens/vídeos/links são preferidos!
  • Comunique-se com, não para, seu público.
  • Procure envolver seus seguidores, construa uma forte rede de contatos.
  • Tenha cuidado com dados sensíveis

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