Jornadas: O especialista nas áreas clínicas

Quando terminamos a residência, é comum uma sensação de “vazio”. Confira a jornada e trajetória de Ronaldo Gismondi.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Quando terminamos a residência, é comum uma sensação de “vazio”. Apesar do alívio com a redução da carga horária e do possível aumento na remuneração mensal, é comum no jovem um sentimento de “vazio” após a perda do vínculo com a instituição formadora. Esse aspecto costuma ser ainda mais intenso naqueles que ficaram toda a formação em instituições universitárias ou acadêmicas e acostumados com sessões, longas discussões de caso clínico e atualização / estudo constante. O que fazer, então? 

jornadas

O especialista

Apesar de “especialista” no sentido formal, e das residências médicas serem consideradas como suficientes para obtenção do certificado no CFM, a prova de título tem sido cada vez mais valorizada por pacientes e instituições. Por isso, sugiro que sua primeira etapa passe por esta aprovação. A seguir, o jovem especialista deve decidir se deseja prosseguir na carreira acadêmica, como eu escolhi fazer, ou se irá direto para assistência. 

Na área acadêmica, o mestrado é a porta de entrada. Lá, os passos iniciais para conhecer o método científico, desenhar e estudar um projeto de pesquisa e a introdução à escrita científica serão desenvolvidos. Leva em média dois anos e é um investimento indispensável nesta área. É raríssima a instituição de ensino que contrata um professor sem pelo menos o mestrado. Se você sonha em ser pesquisador ou professor de uma instituição pública universitária, não pode parar por aqui. O doutorado é o caminho a ser seguido, pois é exigido na maioria dos concursos, pontua no seu currículo e te dá bases para, uma vez docente, seguir crescendo. Aqui, leva-se em média três a quatro anos, são dois artigos, um estudo longitudinal ou de intervenção, mas é um esforço plenamente recompensado depois. Além disso, é nesses cursos “strictu sensu”, que você tem as primeiras aulas de didática e “pratica” nas disciplinas de estágio à docência. 

Na área assistencial, a recomendação é abrir um consultório e, no início da carreira, por cinco a dez anos, manter um plantão ou vínculo diarista com um hospital. Lá você terá oportunidade de ver casos complexos, interagir com colegas de outras especialidades e amadurecer sua formação. Já o consultório tem dois caminhos e dependerá em parte da sua necessidade financeira e especialidade. Quem escolher atendimentos que são mais curtos e com mais procedimentos, provavelmente terá nos ambulatórios e convênios a chance de ter movimento, aperfeiçoar sua prática e ter boa remuneração. Já aqueles de áreas puramente clínicas, dificilmente conseguirão boa remuneração em consultas que chegam a uma hora e cujos planos não pagam nem oitenta reais brutos. Neste caso, um consultório sem plano de saúde e/ou o vínculo a uma equipe maior (o antigo “bagrinho”) pode ser um bom começo de carreira; é preciso paciência e tempo até obter um movimento regular e consistente. 

Jornadas: A residência médica

Outros aspectos importantes na formação podem ser a experiência de empreender, ou seja, ser dono de um negócio ou serviço inovador; a área de gestão hospitalar, sempre em crescimento constante no nosso país; e por fim as experiências no exterior. Neste caso, pode ser como pesquisador, para um doutorado sanduíche, ou para aprender e trazer novas técnicas médicas, que te tornem ultra especializado e uma referência na sua região. 

De tudo isso que falamos, só há uma coisa que não pode faltar: ser um bom médico. Conceito amplo, que engloba princípios morais, éticos, formação técnica adequada e princípios. Aprender o máximo possível, saber aplicar o conteúdo na sua prática, cuidar do seu pacientes, fazer o bem. Valores fundamentais a todos nós. 

Referências bibliográficas:

  • Currículo de Ronaldo Gismondi. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=DC37F7278283F1EDDD581BACE54BDCFE.buscatextual_66
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags