Leia mais:
Leia mais:
Quais os fatores de risco para náuseas e vômitos pós-cesariana?
NVPO: quais são os fatores de risco na pós cesariana?
Efedrina x fenilefrina para hipotensão arterial em cesárea
Projeto Parto Adequado consegue evitar mais de 20 mil cesarianas desnecessárias no país
Quais os critérios para realização de parto vaginal em pacientes com cesariana prévia?

Limpeza vaginal antes da cesariana reduz endometrite pós parto

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O mais importante fator de risco para endometrite materna no pós parto é a cesariana. As mulheres submetidas a cesariana tem de 5 a 20% mais chance de ter infecção no pós parto comparada as com parto vaginal.

As infecções pós parto são uma causa importante de morbi-mortalidade materna. As infecções pós cesariana mais frequentes são endometrite (6 a 27%), febre no pós operatório (5 a 24%) e infecção de ferida operatória (2 a 29%).

A endometrite pós parto é 10 vezes mais comum nas pacientes submetidas à cesariana, sendo que a principal causa é uma infecção ascendente da vagina, causada principalmente por bactérias anaeróbicas.

Uma revisão sistemática com meta-análise publicada online na Obstetrics & Gynecology demonstrou que a limpeza vaginal com antisséptico antes da cesariana reduziu a incidência de infecções no pós parto.

Mais da autora: ‘Cesariana – trocar as luvas antes do fechamento abdominal reduz em quase 50% a taxa de infecção da ferida operatória’

Foi um estudo com 16 ensaios clínicos randomizados, no qual eles compararam a limpeza vaginal com qualquer tipo de antisséptico com placebo e com ausência de intervenção, com um n de 4.837 mulheres. Dos 16 ensaios, 11 usaram solução de iodopovidona, 3 usaram clorexidina, 1 metronidazol em gel e 1 cetrimida.

As pacientes com limpeza vaginal tiveram menor incidência de endometrite no pós parto, de 4,5% em comparação com o grupo controle 8,8%. Além disso, a incidência de febre no pós operatório foi de 9,4% e 14,9% no grupo controle. A análise de subgrupos observou que a redução de endometrite pós parto com limpeza vaginal ocorreu nas pacientes que estavam em trabalho de parto antes da cesariana ( 8,1% comparado com 13,8% do controle) e nas pacientes com ruptura prematura de membranas ovulares ( 4,3% comparado com 20, 1% do controle).

Como a limpeza vaginal antes da cesariana é um procedimento barato e simples, os autores recomendam que seja realizada a limpeza com iodopovidona por 30 segundos nas pacientes em trabalho de parto e com bolsa rota, imediatamente antes da cesariana.

Outros estudos precisam ser feitos para avaliar a necessidade de limpeza vaginal em outras situações.

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autora:

Referências:

  • Vaginal cleansing before cesarean delivery, Obstetrics & Gynecology, agosto de 2017.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

2 comentários

  1. Olá bom dia, a limpeza vaginal com iodopovedine é intravaginal ou só superficial?? Obrigada

  2. Camila Ramos

    Oi Mila. O polvidine é intravaginal mesmo. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar