Limpeza vaginal antes da cesariana reduz endometrite pós-parto

O mais importante fator de risco para endometrite materna no pós parto é a cesariana. As mulheres submetidas a cesariana tem de 5 a 20% mais chance de ter infecção no pós parto.

O mais importante fator de risco para endometrite materna no pós parto é a cesariana. As mulheres submetidas a cesariana tem de 5 a 20% mais chance de ter infecção no pós parto comparada as com parto vaginal.

As infecções pós parto são uma causa importante de morbi-mortalidade materna. As infecções pós cesariana mais frequentes são endometrite (6 a 27%), febre no pós operatório (5 a 24%) e infecção de ferida operatória (2 a 29%).

A endometrite pós parto é 10 vezes mais comum nas pacientes submetidas à cesariana, sendo que a principal causa é uma infecção ascendente da vagina, causada principalmente por bactérias anaeróbicas.

Uma revisão sistemática com meta-análise publicada online na Obstetrics & Gynecology demonstrou que a limpeza vaginal com antisséptico antes da cesariana reduziu a incidência de infecções no pós parto.

Mais da autora: ‘Cesariana – trocar as luvas antes do fechamento abdominal reduz em quase 50% a taxa de infecção da ferida operatória’

Foi um estudo com 16 ensaios clínicos randomizados, no qual eles compararam a limpeza vaginal com qualquer tipo de antisséptico com placebo e com ausência de intervenção, com um n de 4.837 mulheres. Dos 16 ensaios, 11 usaram solução de iodopovidona, 3 usaram clorexidina, 1 metronidazol em gel e 1 cetrimida.

As pacientes com limpeza vaginal tiveram menor incidência de endometrite no pós parto, de 4,5% em comparação com o grupo controle 8,8%. Além disso, a incidência de febre no pós operatório foi de 9,4% e 14,9% no grupo controle. A análise de subgrupos observou que a redução de endometrite pós parto com limpeza vaginal ocorreu nas pacientes que estavam em trabalho de parto antes da cesariana ( 8,1% comparado com 13,8% do controle) e nas pacientes com ruptura prematura de membranas ovulares ( 4,3% comparado com 20, 1% do controle).

Como a limpeza vaginal antes da cesariana é um procedimento barato e simples, os autores recomendam que seja realizada a limpeza com iodopovidona por 30 segundos nas pacientes em trabalho de parto e com bolsa rota, imediatamente antes da cesariana.

Outros estudos precisam ser feitos para avaliar a necessidade de limpeza vaginal em outras situações.

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

 

Referências:

  • Vaginal cleansing before cesarean delivery, Obstetrics & Gynecology, agosto de 2017.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.