Leia mais:
Leia mais:
A medicina atual sobrecarrega o paciente? As consequências do sobrediagnóstico
Maioria dos médicos falha em diagnosticar a neurite óptica
Para além do ‘Choosing Wisely’
Overtreatment, Overdiagnosis e Overutilization em pediatria: cada vez mais comum
Outubro Rosa: riscos e benefícios da mamografia

Maioria dos médicos falha em diagnosticar a neurite óptica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

desafio #1 da saúde no século XXI é o controle dos custos e um dos grandes pontos que devemos atacar é o overtreatment – excesso de tratamento -, o overdiagnosis – excesso de diagnóstico – e overutilization – excesso de uso. Um novo artigo do JAMA Ophthalmology avaliou a incidência e caracterizou os fatores que contribuem para o overdiagnosis da neurite óptica.

Para esse estudo transversal e retrospectivo, 122 pacientes (idade média = 42,6 anos; 72,1% do sexo feminino) encaminhados para tratamento de neurite óptica aguda, entre 2014 e 2016, foram analisados. O diagnóstico definitivo foi determinado por neuro-oftalmologistas.

Entre os participantes, 49 (40,2%; IC de 95%: 31,4 a 49,4) foram confirmados como tendo neurite óptica e 73 (59,8%; IC de 95%: 50,6 a 68,6) tiveram um diagnóstico alternativo; os mais comuns foram:

  • Dor de cabeça e dor nos olhos;
  • Perda visual funcional e outras neuropatias ópticas, particularmente neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica.

O erro de diagnóstico mais comum foi interpretar incorretamente elementos críticos da história do paciente, o que ocorreu em 24 de 73 indivíduos (33%) com diagnósticos alternativos. Outros erros comuns incluíram mal interpretação dos achados do exame físico (15 pacientes [21%]) e dos resultados dos exames diagnósticos (11 pacientes [15%]).

Em pacientes com diagnóstico alterado, 12 (16%) tiveram achados normais na ressonância magnética, 12 (16%) fizeram uma punção lombar e 8 (11%) receberam tratamento desnecessário com esteroides intravenosos.

Esses dados indicam que quase 60% (IC de 95%: 50,6 a 68,6) dos pacientes encaminhados para tratamento de neurite óptica apresentaram um diagnóstico alternativo. Para os autores, compreender o que leva ao overdiagnosis  dessa inflamação e de outras doenças pode melhorar o processo de diagnóstico.

Leia também: ‘Para além do ‘Choosing Wisely’’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Stunkel L, Kung NH, Wilson B, McClelland CM, Van Stavern GP. Incidence and Causes of Overdiagnosis of Optic Neuritis. JAMA Ophthalmol. Published online December 07, 2017. doi:10.1001/jamaophthalmol.2017.5470
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar