Mais informações sobre o efzofitimod para tratamento da sarcoidose

O portal PEBMED traz mais detalhes do estudo apresentado no ATS 2023 sobre o uso do efizofitimod no tratamento da sarcoidose pulmonar.

A sarcoidose é uma doença granulomatosa de curso benigno e prognóstico favorável. Poucos casos requerem tratamento, sendo o principal tratamento a prednisona. Casos refratários requerem uso de outras drogas como metotrexato e cursos prolongados de corticoide, acarretando efeitos colaterais graves, sobretudo em pacientes com acometimento cardíaco, renal e ocular.

Esse estudo apresentado no ATS 2023 traz o efizofitimod como uma nova droga para tratamento da sarcoidose pulmonar. Durante o congresso foram apresentados alguns resultados dele, mas agora trazemos mais detalhes.

Mais informações sobre o efzofitimod para tratamento da sarcoidose

Métodos

Estudo de fase 2, duplo cego, randomizado e placebo-controlado, em que os participantes foram randomizados para três grupos da droga, 1 mg/kg, 3 mg/kg ou 5 mg/kg ou placebo durante 24 semanas, submetidos a uma redução progressiva das doses de prednisona semanalmente. Foram selecionados pacientes com acometimento pulmonar e que já estavam em uso de corticoides e drogas poupadoras. O objetivo primário foi avaliar a incidência de eventos adversos e os objetivos secundários incluíram a função pulmonar e os sintomas da doença.

Leia também: Sarcoidose cardíaca: principais pontos para o diagnóstico

Resultados

Trinta e sete pacientes receberam pelo menos uma dose da medicação, e a droga foi bem tolerada em todas as doses testadas. A média de corticoide utilizada diariamente pelos participantes foi 6,8 mg, 6,5 mg e 5,6 mg para as doses de 1 mg/kg, 3 mg/kg e 5 mg/kg, respectivamente, resultando em uma redução da dose de prednisona de 5%, 9% e 22% em relação ao baseline, além de melhora de sintomas como a dispneia, fadiga e tosse. Em comparação com placebo, as doses mais altas de efzofitimod resultaram em melhorias na CVF prevista e de DLCO prevista até a semana 24, que foram discretas, na ordem de 2 a 3% de ganho.

O efizofitimod é uma droga injetável de uso mensal que se liga ao receptor da neuropilina 2, molécula expressa pelos granulomas da sarcoidose. O estudo foi realizado em apenas pacientes com sarcoidose pulmonar, porém existe grande potencial para casos de sarcoidose extrapulmonar, visto que essas lesões também expressam granulomas da doença.  Estudos de fase 3 poderão mostrar reais benefícios da droga no seguimento dos pacientes, sobretudo aqueles com difícil desmame de corticoides. A população de pacientes é pequena e foi realizada em centro único, entretanto, o objetivo do estudo foi testar a segurança da medicação para estudos de fase 3, no qual o Brasil deve estar entre os centros participantes. Atualmente, as principais medicações utilizadas como poupadoras de corticoide são o metotrexato e a azatioprina, podendo-se lançar mão de imunológicos como o infliximabe e o adalimumabe.

Mensagens práticas:

  • A sarcoidose é uma doença sistêmica caracterizada pela presença de granulomas com acometimento pulmonar em quase 90% dos casos.
  • O principal tratamento é a prednisona e muitos casos podem necessitar de drogas poupadoras de corticoides devido à refratariedade da doença.
  • O efizofitimod é um imunomodulador que se mostrou seguro no tratamento e demonstrou benefícios em ganho de função pulmonar, redução de sintomas e desmame de corticoide em pacientes com sarcoidose pulmonar em estudos de fase 2.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Culver DA, Aryal S, Barney J, Hsia CCW, James WE, Maier LA, Marts LT, Obi ON, Sporn PHS, Sweiss NJ, Shukla S, Kinnersley N, Walker G, Baughman R. Efzofitimod for the Treatment of Pulmonary Sarcoidosis. Chest. 2023 Apr;163(4):881-890. DOI: 10.1016/j.chest.2022.10.037