Com a proposta de alimentar o profissional médico com informações de cunho científico, lançando mão de uma abordagem prática, apresentando formulários e monografias de ingredientes ativos, a nova categoria de Manipulados está sendo disponibilizada como ferramenta auxiliar na tomada de decisão para prescrever um medicamento manipulado.
Formular medicamentos é uma arte. Essa arte continua em constante evolução desde o seu advento na pré-história. Atualmente são aplicadas técnicas aperfeiçoadas para a produção do medicamento manipulado que possibilitam a concepção de um produto eficaz e seguro.
Veja mais: Conheça as três fases dos exames laboratoriais
No âmbito dos conceitos de segurança e eficácia, é de suma importância que o profissional prescritor tenha acesso a informações básicas e seguras que lhe possibilitem formular o medicamento ideal para o paciente, proporcionando-lhe o melhor tratamento com a comodidade posológica e personalização, atributos inerentes à terapia com produtos manipulados.
A categoria Manipulados oferece as informações necessárias para uma prescrição segura e adequada e promove a personalização e a individualização do tratamento. O prescritor encontrará informações como incompatibilidades, formas farmacêuticas possíveis para o produto, dose máxima dos princípios ativos, sugestões de formulações para as queixas do paciente, entre outros.
Ao prescrever um manipulado, o médico pode realizar uma consulta rápida do princípio ativo ou mesmo da formulação completa, ajustando o que for necessário para o paciente.
É muito importante que o profissional prescritor tenha conhecimento das faixas de dose de cada ativo da formulação e das incompatibilidades entre ativos, pois caso a dose ou posologia dos produtos prescritos ultrapasse os limites farmacológicos ou a prescrição apresente incompatibilidade, a farmácia não poderá dispensar o produto, sem antes conseguir contato com o prescritor para realizar os ajustes necessários.
São duas subcategorias inseridas em Manipulados: Em Monografias, os médicos têm acesso a todas as informações dos princípios ativos, com uma descrição detalhada, indicadores de concentração/dosagem usual e incompatibilidades, por exemplo.
Além disso, o médico encontra a listagem de formulações possíveis e disponíveis no aplicativo com aquela substância, sendo redirecionado imediatamente após o clique na opção escolhida.
Já em Formulações, os médicos encontram sugestões de prescrição de formulações com as concentrações indicadas. Dentre as informações estão aplicação clínica principal, classe, formas farmacêuticas, formulações, tipo de receituário, indicação, posologia, conservação e armazenamento e advertências.
Todos os princípios ativos utilizados nas combinações redirecionam para as Monografias, caso o profissional precise fazer uma consulta detalhada do ativo.
Conheça os conteúdos de Manipulados no Whitebook! É só atualizar o app e eles aparecem para você. 😉
Até a próxima!