Marcada reunião com o autor do PL 2564/2020 para discutir o andamento do projeto no Senado

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

O senador Fabiano Contarato (REDE/​ES), autor do PL 2564/2020, se comprometeu a se reunir no dia 16 de junho com representantes da enfermagem de todo país para discutir o andamento do projeto que trata do Piso Salarial Nacional da Enfermagem e do estabelecimento da jornada semanal de 30 horas.

Leia também: Hoje é dia de fazer um balanço sobre o Mês da Enfermagem! 

Marcada reunião com o autor do PL 2564/2020 para discutir o andamento do projeto no Senado

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Pressão pela PL 2564/2020

Nos últimos dias, foram realizados diversos atos públicos, intitulados “Todos pelo PL 2564/2020. Chega de Esperar!”, em diferentes capitais brasileiras com a presença de lideranças sindicais, da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), entre outras autoridades, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da população sobre a difícil realidade dos profissionais da categoria e a unidade em torno do piso salarial.

Em um dos atos, realizado em Belo Horizonte, o senador Fabiano Contarato foi taxativo quanto a qualquer alteração no valor do piso da categoria. “Esta questão não pode ser decidida em portas fechadas por uma minoria de senadores. Não é porque eu fui o autor ou a senadora Zenaide relatora que iremos definir se vai reduzir ou não o valor do piso. Todos os senadores representam as suas federações, por isso o projeto precisa ser apreciado em regime de urgência pelos 81 parlamentares no Plenário”, disse em entrevista para os órgãos de imprensa.

Saiba mais: Avanço tecnológico na enfermagem e a regulamentação da profissão

A vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MG), Maria do Socorro Pacheco Pena, enfatizou a necessidade de manter o texto do projeto na íntegra. “A enfermagem foi explorada durante anos e esta compensação precisa vir agora com um esforço de toda sociedade para encontrar um meio viável e responsável para o pagamento do piso salarial da categoria. Vimos anos de corrupção e desvios de dinheiro da área da saúde sendo descobertos. Agora é hora de direcionar corretamente os recursos públicos com o pagamento digno à enfermagem brasileira”, ressaltou.

Pautas Históricas

A regulamentação da jornada de trabalho e do piso salarial são pautas históricas da enfermagem. O projeto que estabelece a carga horária semanal de 30 horas, por exemplo, aguarda há 20 anos votação na Câmara dos Deputados.

Dentre outras demandas da categoria estão a obrigatoriedade de sala de repouso adequada e dimensionamento do número de pacientes por profissional.

“A população brasileira apoia os profissionais, reconhece o trabalho e o sacrifício para conter o colapso sanitário. A pandemia trouxe visibilidade à dura rotina enfrentada por quem se dedica ao cuidado”, afirmou a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia dos Santos.

A Pesquisa Perfil da Enfermagem (Fiocruz/Cofen, 2015) detectou situações onde profissionais, atuando em plantões avulsos, chegam a receber menos do que um salário mínimo. E essa situação empurra os trabalhadores da categoria para outras atividades paralelas

Além disso, há uma enorme incompatibilidade entre os salários oferecidos e as responsabilidades da profissão. Vale lembrar que um curso de graduação em enfermagem tem duração mínima de cinco anos, incluindo estágios e uma intensa carga de teoria e prática.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Referências bibliográficas:

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar