Página Principal > Cardiologia > Metformina pode reduzir o escore de cálcio na artéria coronária?
sistema circulatorio humano

Metformina pode reduzir o escore de cálcio na artéria coronária?

Tempo de leitura: 2 minutos.

Um novo estudo publicado na Circulation sugere que a metformina reduz o escore de cálcio na artéria coronária em homens diabéticos e protege contra doenças cardiovasculares.

Essas conclusões surgiram a partir de uma análise do Diabetes Prevention Program (DPP) e seus resultados (DPPOS), um estudo de intervenção de longo prazo com 3.234 indivíduos na pré-diabetes (idades entre 32 e 10 anos).

Os participantes do DPPOS receberam sessões periódicas de estilo de vida e metformina ou placebo. Aterosclerose subclínica foi avaliada em 2.029 participantes usando escores de cálcio coronariano após 14 anos de seguimento médio. A presença e a gravidade dos escores foram analisados continuamente e relatados separadamente em homens e mulheres.

Veja também: ‘Metformina: menor mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca, renal e hepática’

A gravidade e a presença de cálcio foram significativamente menores entre os homens utilizando metformina versus o grupo placebo (75% vs 84%; p = 0,02), mas o efeito não foi observado nas mulheres. Os pesquisadores levantaram a hipótese de que as mulheres podem ter menos calcificação coronária do que os homens, tornando mais difícil observar um benefício da metformina.

Na análise multivariada, o efeito nos homens não foi influenciado por fatores demográficos, antropométricos ou metabólicos, pelo desenvolvimento de diabetes ou por uso/não uso de terapia com estatinas.

A partir desses resultados, os pesquisadores concluíram que a metformina pode proteger contra a aterosclerose coronária na pré-diabetes e diabetes precoce entre homens. Os achados ainda precisam ser validados em ensaios clínicos.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

250-BANNER6 Tratamento na demência por corpos de Lewy: sintomas neuropsiquiátricos

Referências:

  • Effect of Long-term Metformin and Lifestyle in the Diabetes Prevention Program and its Outcome Study on Coronary Artery Calcium. Ronald B. Goldberg, Vanita R. Aroda, David A. Bluemke, Elizabeth Barrett-Connor, Matthew J. Budoff, Jill P. Crandall, Dana Dabelea, Edward S. Horton, Kieren J. Mather, Trevor J. Orchard, David Schade, Karol Watson and Marinella Temprosa Diabetes Prevention Program Research Group. Circulation. 2017;CIRCULATIONAHA.116.025483, originally published May 5, 2017. https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.116.025483

Um comentário

  1. Márcia Clara de Lima

    Parabéns por esta iniciativa. Continuem firmes. Juntos somos mais fortes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.