Leia mais:
Leia mais:
Mielite é tudo igual? Claro que não!

Mielite é tudo igual? Claro que não!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Neste vídeo, a radiologista, Fernanda Rueda, criadora do canal Neurorradio em pauta, aborda o tema mielite, um diagnóstico clínico que segue padrões semiológicos bem específicos no momento do exame físico, mas que tem diversas causas etiológicas diferentes. A ressonância magnética é uma ferramenta bastante útil nessa diferenciação, e em conjunto com a análise liquórica, vão ser essenciais nessa determinação diagnóstica. No entanto, A RM das colunas cervical e dorsal não é taxativa, e devemos ser bem criteriosos na avaliação das imagens, buscando nos aproximar o máximo possível na determinação da causa.

Aperte o play e confira!

Confira esse e outros conteúdos do Neurorradio em pauta no youtube.

A Ressonância na Mielite extensa

A mielite longitudinalmente extensa, ou seja, com extensão maior que de 3 corpos vertebrais, é classicamente associada a lesões de origem desmielinizante, no entanto, causas virais e tumorais também podem ter a mesma representação radiológica. O brilho na sequência STIR é uma regra, mas devemos procurar detalhes nas demais sequências para essa diferenciação. Então, avaliar se a lesão é extensa ou curta, se pega todo o calibre da medula ou apenas um de seus cordões de substância branca, se a captação é difusa ou se tem uma área nodular específica e ainda utilizar sequências mais elaboradas nessa avaliação, com a sequência de difusão. E lembrar que, por mais que a RM possa não determinar a causa de forma cirúrgica, já será possível eliminar alguns diagnósticos e orientar melhor seu tratamento.

 

Tópicos abordados no vídeo

  • Investigação por imagem das mielites
  • Como avaliar a anatomia dos cordões medulares na ressonância magnética
  • A importância de utilizar a semiologia da lesão para estabelecer o diagnóstico diferencial
  • Como determinar as principais síndromes diagnósticas usando a RM de cervical e dorsal
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.