Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

O paciente era um homem imunossuprimido de 41 anos que tratava diversas doenças, entre elas, um câncer. Veja mais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira, 29, a primeira morte pela varíola dos macacos no Brasil. O paciente era um homem imunossuprimido de 41 anos que tratava diversas doenças, entre elas, um câncer.  

O homem foi internado em um hospital público de Belo Horizonte (MG) e depois direcionado à unidade de terapia intensiva (UTI). De acordo com o Ministério, o que causou o óbito foi um choque séptico, que foi agravado com a varíola dos macacos. 

Segundo dados da OMS, essa é a primeira morte pela doença fora do continente africano.  

varíola dos macacos

Panorama internacional

No último dia 23, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. “Temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, declarou ele. 

A doença

Monkeypox é considerada uma zoonose viral. Embora inicialmente descrita em macacos (de onde vem o nome de “varíola dos macacos”), outros animais provavelmente apresentam maior importância como reservatórios na manutenção da circulação do vírus na natureza. 

Entre humanos, a transmissão se dá por contato próximo direto com secreções respiratórias e lesões cutâneas de pessoas com a doença em fase ativa ou com contato com superfícies contaminadas. A transmissão por contato é considerada como a forma principal e pode perdurar por todo o período de doença. 

 Diferente de outras infecções virais com manifestação cutânea, como a varicela ou herpes-zoster, o período de transmissão se encerra somente quando todas as crostas desaparecem. A transmissão respiratória é por gotícula e associada a contato prolongado. Saiba mais aqui. 

Esse artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Saúde confirma primeira morte relacionada à varíola dos macacos. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-07/saude-confirma-primeira-morte-relacionada-variola-dos-macacos  # WHO Director-General's statement at the press conference following IHR Emergency Committee regarding the multi-country outbreak of monkeypox - 23 July 2022. Organização Mundial de Saúde. Disponível em: https://www.who.int/news-room/speeches/item/who-director-general-s-statement-on-the-press-conference-following-IHR-emergency-committee-regarding-the-multi--country-outbreak-of-monkeypox--23-july-2022