Ministério da Saúde recomenda reforço na vacinação contra pólio

Governo brasileiro recomendou a ampliação da imunização da população devido ao acompanhamento de casos em países fronteiriços.

Depois da identificação de um caso de poliomielite na região de Loreto, no Peru, próximo a fronteira com o Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que as ações de vacinação contra a doença devem ser reforçadas.  

O Brasil não registra casos da doença desde 1989, assim, em 1994, recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) certificado de área livre de circulação do vírus da poliomielite. Entretanto, em 2022 a campanha de vacinação ficou com uma taxa de imunização abaixo do esperado, 70% em vez dos 95% pretendidos. No mesmo ano, a Comissão Regional de Certificação classificou o Brasil como uma região de risco para novos casos. 

Crianças são imunizadas na tenda de vacinação instalada na Quinta da Boa Vista para a campanha contra a poliomielite

Risco 

A região de fronteira da Amazônia brasileira com o Peru, é uma área de alto risco para infecção e reintrodução do vírus no Brasil, segundo a OPAS, devido à baixa imunização da população. O caso identificado foi de uma criança indígena de um ano e quatro meses, sem ter sido vacinada ela ficou com paralisia nas pernas como sequela. As dificuldades de acesso à região contribuem para diminuição da cobertura vacinal, principalmente em aldeias que só podem ser alcançadas por barco. 

Poliomielite 

Sem tratamento específico, a doença é transmitida pelo polivírus e apesar de ser mais frequente em criança também pode contaminar adultos. O meio de transmissão mais comum é pela via fecal-oral (através de objetos e alimentos mal lavados e água contaminada por fezes de pessoas infectadas).  

A imunização e feita em cinco doses de vacina, três doses como injeções e duas doses de reforço como gotinhas.

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo