Ministério de Saúde anuncia ampliação da vacina contra o HPV; veja quem pode ser imunizado

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A partir deste mês, a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos passa a fazer parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação será ampliada para adolescentes (sexo feminino e masculino) de 9 a 13 anos, gradativamente, até 2020. Esta ampliação vai oferecer também proteção indireta para pessoas não vacinadas, em decorrência da diminuição da circulação do vírus.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina para meninos em programas nacionais de imunizações.

Veja também: ‘SUS começa a oferecer teste rápido para diagnosticar hepatite’

Esquema vacinal

A vacina disponibilizada para meninos é a quadrivalente (a mesma oferecida para a população feminina), no esquema de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos), com três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses).

A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças diretamente relacionadas ao HPV.

E mais: ‘Igualdade x Equidade: o polêmico artigo que falou dos dilemas de médicos no SUS’

O Ministério da Saúde anunciou também mais duas mudanças, válidas a partir deste ano:

  • meninas com 14 anos, que ainda não foram imunizadas ou não completaram as duas doses, passam a fazer parte do calendário do SUS. A estimativa é que 500 mil adolescentes estejam nessa situação.
  • adolescentes de 12 e 13 anos, de ambos os sexos, vão receber vacina contra meningite C para garantir a proteção e queda do número de casos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/25953-meninos-tambem-serao-vacinados-contra-hpv
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar