Leia mais:
Leia mais:
Anvisa confirma terceiro caso de Candida auris no Brasil
Abramed alerta para ameaça de desabastecimento de insumos para testes de Covid-19
Preditor de falha do tratamento conservador na apendicite aguda
Análise bibliográfica destaca os 100 artigos mais influentes em doença cardíaca congênita em 20 anos
Neutralização plasmática pela variante ômicron na covid-19

Ministério de Saúde anuncia ampliação da vacina contra o HPV; veja quem pode ser imunizado

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A partir deste mês, a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos passa a fazer parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação será ampliada para adolescentes (sexo feminino e masculino) de 9 a 13 anos, gradativamente, até 2020. Esta ampliação vai oferecer também proteção indireta para pessoas não vacinadas, em decorrência da diminuição da circulação do vírus.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina para meninos em programas nacionais de imunizações.

Veja também: ‘SUS começa a oferecer teste rápido para diagnosticar hepatite’

Esquema vacinal

A vacina disponibilizada para meninos é a quadrivalente (a mesma oferecida para a população feminina), no esquema de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos), com três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses).

A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças diretamente relacionadas ao HPV.

E mais: ‘Igualdade x Equidade: o polêmico artigo que falou dos dilemas de médicos no SUS’

O Ministério da Saúde anunciou também mais duas mudanças, válidas a partir deste ano:

  • meninas com 14 anos, que ainda não foram imunizadas ou não completaram as duas doses, passam a fazer parte do calendário do SUS. A estimativa é que 500 mil adolescentes estejam nessa situação.
  • adolescentes de 12 e 13 anos, de ambos os sexos, vão receber vacina contra meningite C para garantir a proteção e queda do número de casos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/25953-meninos-tambem-serao-vacinados-contra-hpv
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.