Miopia: como o médico generalista pode ajudar? [podcast]

A Dra. Juliana Rosa convida a Dra. Isadora Salvucci para falar sobre a miopia. Como o médico generalista pode ajudar?

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Neste episódio, a Dra. Juliana Rosa, especialista em Oftalmologia e conteudista do Whitebook, convida a Dra. Isadora Salvucci, especialista em retina e vítreo pela USP, a falar sobre a miopia: qual a prevenção, os tratamentos e como o médico generalista pode ajudar seu paciente.

Em 2015, após uma reunião da OMS sobre o tema, entrou-se em consenso de que a definição de miopia seria tendo o grau de equivalente esférico menor ou igual a 0,5 e de alta miopia com o valor maior ou igual a 5. Além da definição do grau, a miopia patológica é uma condição que ameaça a visão das pessoas míopes e, em geral, com alta miopia. Além disso, compreende alterações no fundo do olho.

Leia mais: Controle da miopia com atropina, lentes de contato gelatinosas ou ortoceratologia: os benefícios superam os riscos?

Quais as causas da miopia?

Existe um fator genético importante como causa. Sabe-se que quando um dos pais é míope, a chance da criança desenvolver é de 1 em 3. Contudo, quando ambos os pais são míopes, a possibilidade cresce para 50%. 

O fator ambiental pode agravar a probabilidade genética, como, por exemplo, o uso excessivo de telas. Durante a pandemia por Covid-19, a prevalência de ocorrências de miopia aumentou. Como relata a Dra. Juliana Rosa:

“Saiu agora, recentemente, em um estudo chinês, que mostrou um aumento de 400% em crianças míopes de 6 anos de idade, isso é um aumento muito importante. E é importante lembrar que essa prevalência já é alta. Nos Estados Unidos, desde 1972 até 2004, a gente teve um aumento de 25 para 44%. Em alguns lugares da Ásia, essa prevalência já é de 80% (…) e já espera-se, pela OMS, que metade da população mundial seja míope”.

Em relação ao controle ambiental:

  • Crianças até 2 anos não devem ser submetidas a telas;
  • Crianças de 2 a 5 anos podem usar telas no máximo 1 hora por dia;
  • Crianças de 6 a 10 anos podem usar telas no máximo 1 a 2 horas por dia;
  • De 11 a 18 anos o uso de telas deve ser limitado a 2 a 3 horas por dia;
  • As atividades externas à luz do sol devem ser estimuladas diariamente, pois são protetoras em relação ao crescimento ocular.

Como que o médico generalista pode ajudar seu paciente? Saiba tudo no podcast completo!

Veja aqui alguns conteúdos relacionados no Whitebook:

Confira também por outros players:

Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀

Abraços,

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades