Leia mais:
Leia mais:
PEBMED e HA: O uso da inteligência artificial no diagnóstico de Alzheimer [podcast]
FDA altera indicação de tratamento para Alzheimer nos Estados Unidos
Pesquisas sobre demência conseguiram avançar em 2020?
Combinação de atividades saudáveis reduz risco de demência de Alzheimer; veja quais
Período pós-menopausa pode estar relacionado a maior risco de Alzheimer?

Mirtilo, a fruta que promete melhorar a sua memória

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER3Nova pesquisa indica que o consumo de mirtilo (blueberry) pode melhorar a cognição em pacientes com déficit cognitivo leve.

No estudo, 47 adultos com mais de 68 anos de idade com déficit cognitivo leve foram alocados aleatoriamente em dois grupos, um grupo recebeu um composto de blueberry seco e congelado (equivalente a um copo da fruta), e o grupo controle recebeu um placebo. A avaliação cognitiva no estudo foi realizada antes da intervenção e após a intervenção a partir de testes cognitivos tradicionais em todos os participantes. Um subgrupo destes ainda foi submetido a ressonância magnética funcional para avaliar a atividade cerebral.

Os resultados demonstraram uma melhora de 72% no acesso semântico e de 13% na memória visual-espacial, com o consumo do composto de mirtilo por 16 semanas. A análise funcional demonstrou ainda um aumento na ativação de certas regiões do hemisfério esquerdo, em um padrão diferenciado aos pacientes do grupo placebo.

Em outro estudo de proposta semelhante, 94 adultos de 62 a 80 anos com queixas subjetivas de memória foram aleatoriamente alocados em grupos que receberam: composto de mirtilo, óleo de peixe, óleo de peixe e composto de mirtilo, ou placebo por 24 semanas. Os resultados mais modestos deste estudo corroboram os resultados do anterior, e ainda acrescenta um fato no mínimo curioso: pacientes que receberam o composto de mirtilo apresentaram uma melhora subjetiva em sua qualidade de vida quando comparado aos grupos que não receberam (óleo de peixe ou placebo).

Pesquisas químicas e genéticas já demonstraram possibilidade de que antocianinas e flavonoides presentes na fruta sejam as substâncias de caráter medicinal. Esperamos por novos estudos maiores e com maior controle de resultados para que tenhamos uma maior evidência dos benefícios do mirtilo.

500x250banner2

Referências Bibliográficas:

  • Blueberries May Boost Memory in Mild Cognitive Impairment. Medscape. Mar 15, 2016.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.