Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Pesquisa indica que brasileiros com diabetes reduziram o controle da doença na pandemia
Quiz: Agricultor apresentando deformidade nos dedos das mãos que dificultam o trabalho. Qual o diagnóstico?
Recomendações pré-concepcionais para paciente com diabetes (tipo 1 ou 2) da ADA

Mortalidade e doenças cardiovasculares em diabetes: panorama atual

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Diabetes mellitus é um grupo complexo e heterogêneo de doenças metabólicas crônicas que são caracterizadas por hiperglicemia. Está entre as doenças crônicas mais prevalentes e mórbidas, afetando a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo.

Um estudo recentemente publicado no New England Journal of Medicine investigou as tendências em longo prazo na mortalidade de todas as causas e na incidência de complicações cardiovasculares relacionadas ao diabetes, em comparação com as tendências contemporâneas na população em geral.

Foram incluídos pacientes inscritos no Swedish National Diabetes Register de 1998 até 2012. O seguimento ocorreu até 2014. Este registro inclui informações sobre fatores de risco, complicações de diabetes e medicamentos para pacientes com idade superior a 18 anos. Os controles foram identificados para cada paciente com diabetes e foram pareados por idade, sexo e nacionalidade.

Veja também: ”Diabetes: cirurgia X medicamentos

Um total de 36.869 pacientes com diabetes tipo 1 e 457.473 pacientes com diabetes tipo 2 foram incluídos, juntamente com controles pareados para cada coorte de diabetes. A média de idade no momento de entrada do estudo foi de 35,3 anos entre as pessoas com diabetes tipo 1 e 65,2 anos entre as pessoas com diabetes tipo 2. A média de duração do diabetes antes da entrada no registro foi de 20,0 anos entre os pacientes com diabetes tipo 1 e 5,7 anos entre os pacientes com diabetes tipo 2. A média do seguimento foi de 11,2 e 6,5 anos para os pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2, respectivamente.

As melhores condutas no tratamento da diabetes você encontra no Whitebook. Baixe grátis o aplicativo #1 dos médicos brasileiros!

A análise dos dados do registro mostrou reduções acentuadas na mortalidade e na incidência de complicações cardiovasculares entre adultos com diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2. A mortalidade por todas as causas diminuiu em 31,4 óbitos por 10.000 pessoas-anos entre diabetes tipo 1 e 69,6 óbitos por 10.000 pessoas-anos entre aqueles com diabetes tipo 2. A incidência de morte por doença cardiovascular diminuiu 26,0 mortes por 10.000 pessoas-anos entre pessoas com diabetes tipo 1 e 110,0 mortes por 10.000 pessoas-ano entre aqueles com diabetes tipo 2. As reduções nos desfechos fatais foram semelhantes nos pacientes com diabetes tipo 1 e nos controles, entretanto os pacientes com diabetes tipo 2 apresentaram menores reduções nos desfechos fatais do que os controles.

Autora:

Referência:

  • Rawshani A, Rawshani A, Franzén S, Eliasson B, Svensson A-M, Miftaraj M, et al. Mortality and Cardiovascular Disease in Type 1 and Type 2 Diabetes. N Engl J Med [Internet]. 2017;376(15):1407–18. Available from: https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa1608664
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar