Musicoterapia na reabilitação de pacientes com doença de Parkinson no SUS

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

*Este artigo foi revisado e produzido com colaboração da Editora Chefe de Enfermagem, Thalita Breda.  

 

As práticas integrativas e complementares vem tomando mais espaço na prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde, essas práticas são disponibilizadas pelo SUS voltadas para ampliar o acesso, integralização da assistência, humanização em saúde e a continuidade do cuidado.

Após 10 anos de criação da PNPIC no SUS, em 2017 foi criada a Portaria Nº 849 onde implantou mais 14 práticas, dentre elas a musicoterapia. O Brasil é líder na ampliação desse acesso à saúde e na demanda das PICS oferecidas de início na atenção primária, sendo atualmente oferecidas pelo SUS um total de 29 práticas alternativas.
Um estudo publicado recentemente mostrou evidências científicas sobre o uso da prática de musicoterapia em pacientes portadores de doenças neurodegenerativas, com objetivo de saber a influência da musicoterapia e seu mecanismo de ação na qualidade de vida dos pacientes portadores de Parkinson.

musicoterapia no SUS

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Característica do estudo

Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de caráter teórico e abordagem quantitativa, buscando ressaltar o contexto sobre a musicoterapia, enfatizando várias abordagens que essa prática pode servir.
De acordo com o estudo realizado, a musicoterapia traz inúmeros benefícios para os pacientes avaliados com doença de Parkinson.

A observação dos autores mostrou o contexto da influência da música sob a perspectiva de cuidado, onde a música contribui trazendo a manutenção da saúde mental, alívio de estresse, cansaço físico e mental, que quando introduzida essa prática em pacientes com Parkinson observou, relaxamento da musculatura, diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial, a marcha e equilíbrio foram pontos positivos que a musicoterapia revelou como complementar ao tratamento habitual, assim minimizando o sofrimento do doente e mais aceitação de sua condição, com a utilização desse terapêutica, observou-se melhoria na qualidade de vida de pacientes com doenças neurodegenerativas melhorando aspectos psíquicos e motores, ativando suas emoções e trazendo evolução para o tratamento.

Leia também: Animais domésticos como catalisadores de afeto: A terapia assistida por animais

Atuação da enfermagem com a musicoterapia

A utilização da música pela enfermagem pode ser usada como forma de cuidado mais humanizado, oferecendo mais uma interação entre o paciente quando é portador de doenças neurodegenerativas, promovendo o cuidado integral e individualizado. A enfermagem pode utilizar as práticas alternativas como forma de intervenção complementar do cuidado, a musicoterapia se revela em vários contextos de intervenções, como o tratamento não farmacológico no alívio da dor e sofrimento psíquico, distúrbios do sono, risco de isolamento social e estresse. Com isso cabe ao enfermeiro criar vínculo com o paciente, usando a criatividade e incluindo as práticas integrativas e complementares para ter um cuidado mais humanizado e embasado cientificamente.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPICSUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf
  • LUANNA THAIS SILVA BARBOSA . Trabalho de Conclusão de Curso: A Musicoterapia na Reabilitação de Pacientes com Doença de Parkinson no Sistema Único de Saúde (SUS). Campina Grande, 2019.
  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 570/2018. Acesso em: 28/06/2021

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar