Musicoterapia na reabilitação de pacientes com doença de Parkinson no SUS

Um estudo mostrou evidências científicas sobre o uso da prática de musicoterapia em pacientes portadores de doenças neurodegenerativas. Saiba mais.

*Este artigo foi revisado e produzido com colaboração da Editora Chefe de Enfermagem, Thalita Breda.  

 

As práticas integrativas e complementares vem tomando mais espaço na prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde, essas práticas são disponibilizadas pelo SUS voltadas para ampliar o acesso, integralização da assistência, humanização em saúde e a continuidade do cuidado.

Após 10 anos de criação da PNPIC no SUS, em 2017 foi criada a Portaria Nº 849 onde implantou mais 14 práticas, dentre elas a musicoterapia. O Brasil é líder na ampliação desse acesso à saúde e na demanda das PICS oferecidas de início na atenção primária, sendo atualmente oferecidas pelo SUS um total de 29 práticas alternativas.
Um estudo publicado recentemente mostrou evidências científicas sobre o uso da prática de musicoterapia em pacientes portadores de doenças neurodegenerativas, com objetivo de saber a influência da musicoterapia e seu mecanismo de ação na qualidade de vida dos pacientes portadores de Parkinson.

musicoterapia no SUS

Característica do estudo

Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de caráter teórico e abordagem quantitativa, buscando ressaltar o contexto sobre a musicoterapia, enfatizando várias abordagens que essa prática pode servir.
De acordo com o estudo realizado, a musicoterapia traz inúmeros benefícios para os pacientes avaliados com doença de Parkinson.

A observação dos autores mostrou o contexto da influência da música sob a perspectiva de cuidado, onde a música contribui trazendo a manutenção da saúde mental, alívio de estresse, cansaço físico e mental, que quando introduzida essa prática em pacientes com Parkinson observou, relaxamento da musculatura, diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial, a marcha e equilíbrio foram pontos positivos que a musicoterapia revelou como complementar ao tratamento habitual, assim minimizando o sofrimento do doente e mais aceitação de sua condição, com a utilização desse terapêutica, observou-se melhoria na qualidade de vida de pacientes com doenças neurodegenerativas melhorando aspectos psíquicos e motores, ativando suas emoções e trazendo evolução para o tratamento.

Leia também: Animais domésticos como catalisadores de afeto: A terapia assistida por animais

Atuação da enfermagem com a musicoterapia

A utilização da música pela enfermagem pode ser usada como forma de cuidado mais humanizado, oferecendo mais uma interação entre o paciente quando é portador de doenças neurodegenerativas, promovendo o cuidado integral e individualizado. A enfermagem pode utilizar as práticas alternativas como forma de intervenção complementar do cuidado, a musicoterapia se revela em vários contextos de intervenções, como o tratamento não farmacológico no alívio da dor e sofrimento psíquico, distúrbios do sono, risco de isolamento social e estresse. Com isso cabe ao enfermeiro criar vínculo com o paciente, usando a criatividade e incluindo as práticas integrativas e complementares para ter um cuidado mais humanizado e embasado cientificamente.

Referências bibliográficas:

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPICSUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf
  • LUANNA THAIS SILVA BARBOSA . Trabalho de Conclusão de Curso: A Musicoterapia na Reabilitação de Pacientes com Doença de Parkinson no Sistema Único de Saúde (SUS). Campina Grande, 2019.
  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 570/2018. Acesso em: 28/06/2021

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.