Página Principal > Endocrinologia > Nova calculadora para estimar risco de desenvolver diabetes tipo 2
estetoscópio em cima de uma prescrição médica

Nova calculadora para estimar risco de desenvolver diabetes tipo 2

Tempo de leitura: 2 minutos.

QDiabetes é uma calculadora utilizada em todo o sistema de saúde do Reino Unido para estimar o risco para diabetes tipo 2 em 10 anos. Em estudo do British Medical Journal (BMJ), pesquisadores testaram outras versões dessa calculadora para validar a QDiabetes-2018.

Neste estudo, pesquisadores usaram dados coletados de mais de 1.400 hospitais com 11,5 milhões de adultos (idades entre 25 e 84 anos) livres de diabetes no baseline.

Foram desenvolvidos três modelos derivados da calculadora QDiabetes:

A) O modelo A inclui idade, etnia, privação, índice de massa corporal, tabagismo, história familiar em primeiro grau de diabetes, doença cardiovascular, hipertensão tratada e uso regular de corticosteroides, e novos fatores de risco: antipsicóticos atípicos, estatinas, esquizofrenia ou transtorno afetivo bipolar, deficiência de aprendizagem e, em mulheres, diabetes gestacional e síndrome de ovário policístico.

B) O modelo B incluiu as mesmas variáveis do modelo A + glicemia em jejum.

C) O modelo C incluiu as mesmas variáveis do modelo A + HBA1c.

Todos os três modelos apresentaram boa calibração e altos níveis de variação e discriminação explicadas. Em mulheres, o modelo B explicou 63,3% da variação no tempo para o diagnóstico de diabetes tipo 2; o valor correspondente para homens foi de 58,4%. O modelo B também apresentou a maior sensibilidade.

Os autores explicam que o modelo A não exige um exame de sangue e, por isso, pode ser usado para identificar pacientes que devem se submeter a testes de glicemia em jejum (modelo B) ou HBA1c (modelo C). O modelo B teve o melhor desempenho para prever o risco de 10 anos de diabetes tipo 2 para identificar aqueles que precisam de intervenções e um acompanhamento mais intensivo, melhorando as abordagens atuais.

A calculadora ainda não foi validada fora do Reino Unido.

Você sabia? ‘Metformina é a droga para diabetes tipo 2 com pior adesão’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Hippisley-Cox Julia, Coupland Carol. Development and validation of QDiabetes-2018 risk prediction algorithm to estimate future risk of type 2 diabetes: cohort study BMJ 2017; 359 :j5019. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.j5019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.