Nova calculadora para estimar risco de desenvolver diabetes tipo 2

Em estudo do British Medical Journal (BMJ), pesquisadores testaram outras versões da calculadora QDiabetes para validar a QDiabetes-2018.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

QDiabetes é uma calculadora utilizada em todo o sistema de saúde do Reino Unido para estimar o risco para diabetes tipo 2 em 10 anos. Em estudo do British Medical Journal (BMJ), pesquisadores testaram outras versões dessa calculadora para validar a QDiabetes-2018.

Neste estudo, pesquisadores usaram dados coletados de mais de 1.400 hospitais com 11,5 milhões de adultos (idades entre 25 e 84 anos) livres de diabetes no baseline.

Foram desenvolvidos três modelos derivados da calculadora QDiabetes:

A) O modelo A inclui idade, etnia, privação, índice de massa corporal, tabagismo, história familiar em primeiro grau de diabetes, doença cardiovascular, hipertensão tratada e uso regular de corticosteroides, e novos fatores de risco: antipsicóticos atípicos, estatinas, esquizofrenia ou transtorno afetivo bipolar, deficiência de aprendizagem e, em mulheres, diabetes gestacional e síndrome de ovário policístico.

B) O modelo B incluiu as mesmas variáveis do modelo A + glicemia em jejum.

C) O modelo C incluiu as mesmas variáveis do modelo A + HBA1c.

Todos os três modelos apresentaram boa calibração e altos níveis de variação e discriminação explicadas. Em mulheres, o modelo B explicou 63,3% da variação no tempo para o diagnóstico de diabetes tipo 2; o valor correspondente para homens foi de 58,4%. O modelo B também apresentou a maior sensibilidade.

Os autores explicam que o modelo A não exige um exame de sangue e, por isso, pode ser usado para identificar pacientes que devem se submeter a testes de glicemia em jejum (modelo B) ou HBA1c (modelo C). O modelo B teve o melhor desempenho para prever o risco de 10 anos de diabetes tipo 2 para identificar aqueles que precisam de intervenções e um acompanhamento mais intensivo, melhorando as abordagens atuais.

A calculadora ainda não foi validada fora do Reino Unido.

Você sabia? ‘Metformina é a droga para diabetes tipo 2 com pior adesão’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Hippisley-Cox Julia, Coupland Carol. Development and validation of QDiabetes-2018 risk prediction algorithm to estimate future risk of type 2 diabetes: cohort study BMJ 2017; 359 :j5019. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.j5019
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades