Dezembro de 2019. Os primeiros casos de uma nova doença viral respiratória são detectados em Wuhan, China. Junho de 2020, seis meses depois. Pandemia mundial, todos os países afetados, quase 10 milhões de pessoas doentes e 500 mil mortes. Metade do planeta ainda em quarentena, e apenas uma discreta luz no fim do túnel.
É neste cenário que lançamos a nova edição da Revista PEBMED, dedicada a preparar você para o diagnóstico e tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Você pode baixá-la agora mesmo!
Veja as outras edições da revista:
Revista PEBMED: Covid-19
Na primeira parte, o grupo de autores discute as principais manifestações clínicas, incluindo um gráfico didático para facilitar o entendimento da doença e suas fases (viremia/SARS/hiperinflamatória). As manifestações respiratórias, ventilação mecânica e complicações cardiovasculares são discutidas, assim como seu manejo clínico. A seguir, o tratamento da doença e as evidências que existem, ainda muito tímidas, são revisadas, assim como a manifestação em grupos especiais, como as gestantes e as crianças.
Hoje, a grande angústia é sobre o surgimento de antivirais de ação direta. O remdesivir é a droga mais promissora, com ensaios preliminares mostrando redução na duração dos sintomas. Por outro lado, não foi capaz, nos estudos até agora disponíveis, a reduzir mortalidade. Enquanto isso, o corticoide nas formas pulmonares, e a heparina na prevenção de eventos tromboembólicos vêm ganhando destaque e são presença constante na prescrição dos pacientes com Covid-19. A maior dúvida neste aspecto é a dose de heparina e se o d-dímero é um marcador suficiente para justificar doses mais altas.
Nos artigos da Revista, discutiremos estes e outros aspectos da doença. Nosso principal objetivo é auxiliar o médico na beira do leito, na tomada de decisão, identificando a causa dos sintomas do paciente, as principais complicações e como tratar.
Baixe gratuitamente a nova edição da Revista PEBMED! Tudo que você precisa sobre Covid-19.