Nova equação para cálculo do LDL permite melhor ajuste em pacientes sem jejum

De acordo com um artigo da revista Circulation, uma nova equação para cálculo do colesterol LDL, baseado no tradicional Friedewald, permite um melhor ajuste em pacientes sem jejum.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

De acordo com um artigo da revista Circulation, uma nova equação para cálculo do colesterol LDL, baseado no tradicional Friedewald, permite um melhor ajuste em pacientes sem jejum.

O novo modelo não usa uma proporção fixa de 5:1 de triglicerídeos para níveis de colesterol VLDL, mas sim uma razão variável de cerca de 3:1 a 10:1 com base nos triglicérides medidos de um paciente e no colesterol total menos o colesterol HDL.

A eficácia da nova equação foi testada em um estudo transversal norte-americano, com 1.545.634 pacientes (959.153 em jejum de ≥ 10 – 12 horas; 586.481 não fizeram jejum).

Resultados

Em ambos os grupos (jejum e não-jejum) a precisão foi maior com o novo método em todas as categorias clínicas de LDL (intervalo: 87 a 94%) em comparação com a estimativa de Friedewald (intervalo: 71 a 93%; p ≤ 0,001). Com a estimativa de Friedewald, foram observados mais erros de, pelo menos, 10 mg/dL – especialmente em pacientes com baixo colesterol LDL e triglicerídeos elevados.

Em pacientes com níveis de colesterol LDL menores que 70 mg/dL, 19% dos pacientes em jejum e 30% dos não-jejum apresentaram uma diferença de, pelo menos, 10 mg/dL entre o colesterol LDL estimado com a equação de Friedewald; apenas 2% dos pacientes em jejum e 3% dos não-jejum apresentaram erro semelhante com a nova fórmula.

Em pacientes com níveis de triglicerídeos entre 200 e 399 mg/dL, 73% dos pacientes em jejum e 81% dos não-jejum, apresentaram uma diferença de, pelo menos, 10 mg/dL no colesterol LDL estimado pela equação de Friedewald; apenas 25% dos pacientes em jejum e 20% dos não-jejum apresentaram erro semelhante com a nova fórmula.

Para os autores, os achados mostram que a nova equação apresenta melhor desempenho em pacientes sem jejum do que a Friedewald tradicional, com uma vantagem particular de precisão com baixo colesterol LDL e níveis elevados de triglicerídeos.

Colesterol e doença arterial coronariana: metas de redução do LDL e uma nova droga surgindo

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Fasting vs Non-Fasting and Low-Density Lipoprotein-Cholesterol Accuracy. Vasanth Sathiyakumar, Jihwan Park, Asieh Golozar, Mariana Lazo, Renato Quispe, Eliseo Guallar, Roger S. Blumenthal, Steven R. Jones and Seth S. Martin. Circulation. 2017;CIRCULATIONAHA.117.030677, originally published October 16, 2017. https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.117.030677
  • Novel Equation Gives More Precise LDL-C, Even Without Fasting – Medscape – Jan 10, 2018.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags

LDL