Página Principal > Cardiologia > Nova equação para cálculo do LDL permite melhor ajuste em pacientes sem jejum
colesterol

Nova equação para cálculo do LDL permite melhor ajuste em pacientes sem jejum

Tempo de leitura: 2 minutos.

De acordo com um artigo da revista Circulation, uma nova equação para cálculo do colesterol LDL, baseado no tradicional Friedewald, permite um melhor ajuste em pacientes sem jejum.

O novo modelo não usa uma proporção fixa de 5:1 de triglicerídeos para níveis de colesterol VLDL, mas sim uma razão variável de cerca de 3:1 a 10:1 com base nos triglicérides medidos de um paciente e no colesterol total menos o colesterol HDL.

A eficácia da nova equação foi testada em um estudo transversal norte-americano, com 1.545.634 pacientes (959.153 em jejum de ≥ 10 – 12 horas; 586.481 não fizeram jejum).

Resultados

Em ambos os grupos (jejum e não-jejum) a precisão foi maior com o novo método em todas as categorias clínicas de LDL (intervalo: 87 a 94%) em comparação com a estimativa de Friedewald (intervalo: 71 a 93%; p ≤ 0,001). Com a estimativa de Friedewald, foram observados mais erros de, pelo menos, 10 mg/dL – especialmente em pacientes com baixo colesterol LDL e triglicerídeos elevados.

Em pacientes com níveis de colesterol LDL menores que 70 mg/dL, 19% dos pacientes em jejum e 30% dos não-jejum apresentaram uma diferença de, pelo menos, 10 mg/dL entre o colesterol LDL estimado com a equação de Friedewald; apenas 2% dos pacientes em jejum e 3% dos não-jejum apresentaram erro semelhante com a nova fórmula.

Em pacientes com níveis de triglicerídeos entre 200 e 399 mg/dL, 73% dos pacientes em jejum e 81% dos não-jejum, apresentaram uma diferença de, pelo menos, 10 mg/dL no colesterol LDL estimado pela equação de Friedewald; apenas 25% dos pacientes em jejum e 20% dos não-jejum apresentaram erro semelhante com a nova fórmula.

Para os autores, os achados mostram que a nova equação apresenta melhor desempenho em pacientes sem jejum do que a Friedewald tradicional, com uma vantagem particular de precisão com baixo colesterol LDL e níveis elevados de triglicerídeos.

Colesterol e doença arterial coronariana: metas de redução do LDL e uma nova droga surgindo

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Fasting vs Non-Fasting and Low-Density Lipoprotein-Cholesterol Accuracy. Vasanth Sathiyakumar, Jihwan Park, Asieh Golozar, Mariana Lazo, Renato Quispe, Eliseo Guallar, Roger S. Blumenthal, Steven R. Jones and Seth S. Martin. Circulation. 2017;CIRCULATIONAHA.117.030677, originally published October 16, 2017. https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.117.030677
  • Novel Equation Gives More Precise LDL-C, Even Without Fasting – Medscape – Jan 10, 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.