Leia mais:
Leia mais:
Quando realizar a ventilação prona em emergências?
Parâmetros para ventilação na Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo.

Nova estratégia de proteção pulmonar em ventilação mecânica na SDRA

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER5Publicação recente do The New England Journal of Medicine, a partir de pesquisa realizada pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, demonstrou que o principal parâmetro de proteção pulmonar para pacientes em ventilação mecânica na Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é a pressão de distensão pulmonar (ou pressão motriz).

A pressão de distensão pulmonar corresponde a diferença entre a pressão inspiratória máxima (pressão de platô) e a pressão expiratória final (a famosa PEEP). O estudo demonstrou que o ideal é manter uma pressão de distensão de até 15 cmH2O.

Esta descoberta representa uma grande mudança de paradigma na ventilação mecânica, visto que se acreditava que a principal estratégia de proteção na SDRA era manter uma pressão inspiratória máxima abaixo de 30 cmH2O. O controle da pressão de distensão como fator protetor é superior ao controle da pressão inspiratória máxima, tornando a própria até mesmo pouco relevante.

O estudo é tão bem fundamentado e completo que de fato já gerou repercussão internacional, motivando a adequação de novas diretrizes. É com muita felicidade que vemos um estudo multicêntrico encabeçado por pesquisadores brasileiros com real impacto na prática médica.

500x250-banner1

Referências Bibliográficas:

Amato, Marcelo B.P. et al. Driving Pressure and Survival in the Acute Respiratory Distress Syndrome. The New England Journal of Medicine, February 19, 2015 DOI: 10.1056/NEJMsa1410639 (Artigo)

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entrar | Cadastrar