Nova tecnologia desfaz grandes cálculos renais passa por testes no Brasil

Uma equipe da Unicamp usou pela primeira vez um sistema thulium em uma cirurgia endoscópica. Conheça a nova tecnologia neste artigo.

A equipe de urolitíase do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) utilizou pela primeira vez o aparelho chamado Fiber Dust, um moderno sistema com laser thulium para litíase através de cirurgia endoscópica em três pacientes. A maior potência da nova tecnologia possibilitou fragmentar pedras mais volumosas e duras em menor tempo cirúrgico.

Segundo o urologista Wilmar Neto, integrante da equipe, o aparelho Fiber Dust foi cedido para avaliação pela empresa Handle Equipamentos, com sede em Ribeirão Preto (SP). No dia a dia, o HC possui equipamentos que empregam outro tipo de laser: o holmium.

“Existem vantagens do laser thulium em relação ao laser de holmium, especificamente para tratamento de cálculos, como a redução pela metade do tempo cirúrgico em relação aos outros equipamentos, menos cálculos residuais e vários níveis de ajuste de duração de pulso”, aponta Neto.

Leia também: Check-up Semanal: setembro dourado, eventos adversos após vacina e muito mais!

De acordo com a Handle Equipamentos, fabricante do produto, ele permite a pulverização dos cálculos, a realização da ablação, a ressecção e a incisão precisas e suaves em tecidos moles, o que necessita de energias de baixa a média potência, como em tumores de bexiga e estenoses.

O aparelho é mais compacto e com outras tecnologias que permitem diferentes aplicações na medicina, como nas áreas de gastrocirurgia, cirurgia toráxica, cirurgia renal e urologia, como em procedimentos cirúrgicos na próstata. 

calculos renais

Hospital Vera Cruz também utiliza o novo método

O Vera Cruz Hospital realizou, em agosto deste ano, a cirurgia para a eliminação de cálculos renais utilizando a mesma tecnologia. Desta vez, uma mulher de 49 anos, foi submetida ao moderno procedimento para pulverizar as pedras renais de forma mais rápida, transformando-as em areia. Em dois dias, foram realizados o total de quatro procedimentos com o equipamento na unidade.

Segundo o coordenador da urologia do Vera Cruz Hospital, Bruno Resende, o novo método tem ajudado cada vez mais em tratamentos e cirurgias de cálculos renais. “Em uma cirurgia de apenas 18 minutos, removemos uma pedra de cerca de 2 cm. Todo o cálculo foi reduzido a poeira, o que não é possível com o outro equipamento”, destaca.

“Com esse laser, podemos operar cálculos maiores em menos tempo, com menos riscos de complicações, alta precoce do paciente e resolução mais segura do problema. Antes precisaríamos de dois ou três procedimentos para eliminar cálculos maiores. Com esse aparelho, conseguimos fazer de uma vez só”, comenta o urologista Phillipe Heckler, que faz parte da equipe cirúrgica.

A altíssima frequência do equipamento acelera a pulverização das pedras, reduzindo, em média, em 70% o tempo da cirurgia. “Com o laser tradicional, podemos usar uma frequência de 15 hertz. Com o novo aparelho, é possível chegar a 500 hertz, o que pulveriza o cálculo de forma mais rápida Uma cirurgia que normalmente leva em torno de uma hora e meia, pode ser realizada em menos de vinte minutos”, conclui Bruno Resende. 

Incidência de cálculos renais

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 13% da população mundial possui cálculos renais. No Brasil, a doença atinge 5% da população, sendo duas vezes mais comum em homens do que em mulheres. No entanto, ocorre mais comumente em homens com idade variando entre 20 e 40 anos.

Já os cálculos associados à infecção do trato urinário são mais frequentes em mulheres. A cirurgia endoscópica através de ureteroscópio (por onde é introduzida a fibra óptica) é um procedimento muito eficiente para eliminar as pedras nos rins.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Nova tecnologia para cirurgias de litíase é testada com sucesso. Hospital de Clínicas da Unicamp. Disponível em: https://hc.unicamp.br/newsite_noticia_345_nova-tecnologia-para-cirurgias-de-litiase-e-testada-com-sucesso/
  • Nova tecnologia para cirurgia de cálculo renal é testada com sucesso. Unicamp. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2022/09/08/nova-tecnologia-para-cirurgia-de-calculo-renal-e-testada-com-sucesso
  • Vera Cruz Hospital usa Fiber Dust, equipamento inédito em Campinas, para tratar cálculo renal. Portal Hospitais Brasil. Disponível em: https://portalhospitaisbrasil.com.br/vera-cruz-hospital-usa-fiber-dust-equipamento-inedito-em-campinas-para-tratar-calculo-renal/

Especialidades