Novas recomendações para aplicação de insulina

Você sabia que grande parte das pessoas que usam insulina para controlar a diabetes faz essa aplicação de maneira indevida?

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Você sabia que grande parte das pessoas que usam insulina para controlar a diabetes faz a aplicação de maneira indevida? Para ajudar nesse problema, foram lançadas novas recomendações fundamentais para orientar os médicos sobre o que deve ser passado para seus pacientes.

500x120-rosa

Pesquisadores americanos entrevistaram 13.289 pessoas que utilizavam insulina, em 423 centros médicos de 42 países, entre 2014 e 2015. Desses, 10% disseram nunca ter recebido instruções sobre como fazer a aplicação e mais de 60% disseram que seus médicos não revisaram as instruções com eles.

O estudo também mostrou que muitas pessoas que aplicam insulina realizam indevidamente essa tarefa vital, levando ao controle debilitado da glicose, resultados mais pobres e custos mais elevados.

Com base nesses resultados, um grupo de mais de 200 especialistas elaborou recomendações para as pessoas que usam insulina e para seus respectivos médicos.

Veja também: ‘Um novo horizonte para o tratamento do diabetes e o risco cardiovascular’

Principais recomendações:

  • Pacientes devem usar a menor agulha possível, pois são mais seguras, eficazes e menos dolorosas. Ao usar agulhas mais curtas, os pacientes podem evitar as injeções intramusculares que levam à hipoglicemia.
  • Os autores também recomendam formas de prevenir lipo-hipertrofia. A condição pode se desenvolver quando um local de injeção é usado várias vezes. Por isso, é recomendado alternar os locais de aplicação. Lipo-hipertrofia foi ligado a uma série de resultados negativos, incluindo um nível de hemoglobina glicada maior ao longo dos últimos três meses.
  • Quanto a reutilização, os pesquisadores recomendam que agulhas para canetas e seringas sejam usadas apenas uma vez.
  • Os especialistas também enfatizam que a necessidade de insulina pode apresentar desafios psicológicos, que devem ser abordadas pelos médicos, para que as pessoas possam gerir a doença de forma eficaz.
  • Os usuários de insulina precisam ser treinados sobre a maneira correta de descarte de agulhas e outros objetos cortantes, pois um manuseamento inadequado representa risco de infecção.

Clique aqui para ver todas as recomendações.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

banner250x250

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades