*Este artigo foi produzido com a colaboração de Liziane Linares, enfermeira mestre em saúde e tecnologia no ambiente hospitalar pela UNIRIO, especialista em pediatria pela UFRJ e em docência do ensino superior pela Cândido Mendes.
Muitos foram os desafios impostos ao mundo com a pandemia da Covid-19, os profissionais de saúde, sobretudo da enfermagem, que se encontravam na linha de frente, enfrentaram verdadeiras batalhas na luta contra um vírus ainda desconhecido e precisaram adaptar-se à nova realidade, incluindo em suas rotinas inovações para cuidado e tratamento durante e após a contaminação.
Diversas mobilizações foram causadas por esta pandemia no Brasil e no mundo em busca de um caminho que levassem à prevenção, cura e reabilitação, na expectativa da minimização das sequelas deixadas por esta doença.
Algumas inovações foram encontradas e ganharam destaque ao serem aplicadas por equipes de saúde para ajudar o paciente durante o processo de internação ou após, na luta contra sequelas.
Novas tecnologias
Vencedora do prêmio abril & dasa inovação em tratamento, a cicloergômetro vida inteligente desenvolvida pelo Instituto de Medicina Física e Reabilitação da Universidade de São Paulo (IMREA/USP) traz o movimento de volta ao paciente acamado e sedado durante sua internação na UTI, ou seja, mesmo inconsciente, é possível que o paciente tenha movimentos. Movimentos que repercutem em suas funções cardíacas e respiratórias, uma vez que um paciente acamado por longos períodos sofre com a perda de peso, fraqueza muscular, dores e lesões cutâneas.
Os movimentos acontecem por meio de impulsos elétricos que são descarregados nos membros inferiores dos pacientes, por eletrodos. Os mesmos são monitorados durante o procedimento e o aparelho registra dados como a frequência cardíaca e o cansaço apresentado pelo paciente.
Ainda no contexto do tratamento de pacientes graves e inconscientes, uma nova tecnologia permite a remoção do sangue venoso (pobre em oxigênio) do paciente e a reinserção/retorno de sangue oxigenado para o corpo. Conhecida como ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea – essa terapia fornece suporte ventilatório e cardíaco, uma vez que o sangue passa por uma membrana extracorpórea, que tem o papel de realizar a troca gasosa e aquecer o sangue, antes do mesmo retornar ao corpo. Assim é possível que o principal órgão afetado – o pulmão – se recupere.
Outra técnica utilizada no tratamento e reabilitação dos pacientes é a laserterapia, ferramenta não invasiva e indolor indicada para trazer alívio da dor gerada pelos processos inflamatórios no paciente Covid e pós-Covid. Esta técnica é ainda recomendada para o tratamento de edemas, regeneração tecidual, para estímulos neurológicos entre outros benefícios, uma vez que promove a bioestimulação molecular.
Com a utilização do laser, é possível que ocorra também o estímulo da remineralização óssea, estimulando a regeneração de células sanguíneas e também a liberação de endorfina nos tecidos, substância capaz de amenizar o estresse, dor e melhorar a autoestima.
Ainda há uma tecnologia muito interessante e de baixo custo, chamada de “pós covid-on”, que funciona por meio de um serviço de telemedicina em algumas regiões do Brasil. Esse recurso funciona no intuito de mapear as sequelas pós-Covid e realizar um plano de cuidado, em que o paciente é assistido de forma integral e é direcionado para o tratamento mais adequado conforme a sua necessidade. As consultas são online e o paciente recebe o link da sala virtual.
Leia também: Cuidados de enfermagem na síndrome pós-Covid-19
Diante desse contexto, cabe destacar que a participação de uma equipe multiprofissional, com inserção ativa do enfermeiro, é de grande valia nos cuidados que envolvem inovação e tecnologia para o tratamento, cuidado e reabilitação do paciente que vivencia a Covid-19.
Referências bibliográficas:
- Conselho Regional de Biomedicina (5º região). Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) pode auxiliar pacientes graves de Covid-19. [internet]. 2020. (Acesso 17/08/2021).
- Santa Casa de Saúde de Vitória. Novas tecnologias auxiliam no tratamento durante e pós-Covid. (A Gazeta). [Internet]. 2021. (Acesso 17/08/2021).
- Universidade de São Paulo (Instituto de física de São Carlos). Tratamentos modernos em pacientes pós-Covid. [Internet]. 2021. (Acesso 17/08/2021).
- Veja saúde (BR). As maiores inovações brasileiras contra a Covid-19. [Internet]. 2020. (Acesso 16/08/2021).