Novas tecnologias auxiliam no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19

Diversas mobilizações foram causadas por esta pandemia, em busca de um caminho que levassem à prevenção, cura e reabilitação. Saiba mais.

*Este artigo foi produzido com a colaboração de Liziane Linares, enfermeira mestre em saúde e tecnologia no ambiente hospitalar pela UNIRIO, especialista em pediatria pela UFRJ e em docência do ensino superior pela Cândido Mendes.

 

Muitos foram os desafios impostos ao mundo com a pandemia da Covid-19, os profissionais de saúde, sobretudo da enfermagem, que se encontravam na linha de frente, enfrentaram verdadeiras batalhas na luta contra um vírus ainda desconhecido e precisaram adaptar-se à nova realidade, incluindo em suas rotinas inovações para cuidado e tratamento durante e após a contaminação.

Diversas mobilizações foram causadas por esta pandemia no Brasil e no mundo em busca de um caminho que levassem à prevenção, cura e reabilitação, na expectativa da minimização das sequelas deixadas por esta doença.

Algumas inovações foram encontradas e ganharam destaque ao serem aplicadas por equipes de saúde para ajudar o paciente durante o processo de internação ou após, na luta contra sequelas.

covid-19

Novas tecnologias

Vencedora do prêmio abril & dasa inovação em tratamento, a cicloergômetro vida inteligente desenvolvida pelo Instituto de Medicina Física e Reabilitação da Universidade de São Paulo (IMREA/USP) traz o movimento de volta ao paciente acamado e sedado durante sua internação na UTI, ou seja, mesmo inconsciente, é possível que o paciente tenha movimentos. Movimentos que repercutem em suas funções cardíacas e respiratórias, uma vez que um paciente acamado por longos períodos sofre com a perda de peso, fraqueza muscular, dores e lesões cutâneas.

Os movimentos acontecem por meio de impulsos elétricos que são descarregados nos membros inferiores dos pacientes, por eletrodos. Os mesmos são monitorados durante o procedimento e o aparelho registra dados como a frequência cardíaca e o cansaço apresentado pelo paciente. 

Ainda no contexto do tratamento de pacientes graves e inconscientes, uma nova tecnologia permite a remoção do sangue venoso (pobre em oxigênio) do paciente e a reinserção/retorno de sangue oxigenado para o corpo. Conhecida como ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpóreaessa terapia fornece suporte ventilatório e cardíaco, uma vez que o sangue passa por uma membrana extracorpórea, que tem o papel de realizar a troca gasosa e aquecer o sangue, antes do mesmo retornar ao corpo. Assim é possível que o principal órgão afetado – o pulmão – se recupere.

Outra técnica utilizada no tratamento e reabilitação dos pacientes é a laserterapia, ferramenta não invasiva e indolor indicada para trazer alívio da dor gerada pelos processos inflamatórios no paciente Covid e pós-Covid. Esta técnica é ainda recomendada para o tratamento de edemas, regeneração tecidual, para estímulos neurológicos entre outros benefícios, uma vez que promove a bioestimulação molecular.

Com a utilização do laser, é possível que ocorra também o estímulo da remineralização óssea, estimulando a regeneração de células sanguíneas e também a liberação de endorfina nos tecidos, substância capaz de amenizar o estresse, dor e melhorar a autoestima. 

Ainda há uma tecnologia muito interessante e de baixo custo, chamada de “pós covid-on”, que funciona por meio de um serviço de telemedicina em algumas regiões do Brasil. Esse recurso funciona no intuito de mapear as sequelas pós-Covid e realizar um plano de cuidado, em que o paciente é assistido de forma integral e é direcionado para o tratamento mais adequado conforme a sua necessidade. As consultas são online e o paciente recebe o link da sala virtual.

Leia também: Cuidados de enfermagem na síndrome pós-Covid-19

Diante desse contexto, cabe destacar que a participação de uma equipe multiprofissional, com inserção ativa do enfermeiro, é de grande valia nos cuidados que envolvem inovação e tecnologia para o tratamento, cuidado e reabilitação do paciente que vivencia a Covid-19.

Referências bibliográficas:

  • Conselho Regional de Biomedicina (5º região). Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) pode auxiliar pacientes graves de Covid-19. [internet]. 2020. (Acesso 17/08/2021).
  • Santa Casa de Saúde de Vitória. Novas tecnologias auxiliam no tratamento durante e pós-Covid. (A Gazeta). [Internet]. 2021. (Acesso 17/08/2021).
  • Universidade de São Paulo (Instituto de física de São Carlos). Tratamentos modernos em pacientes pós-Covid. [Internet]. 2021. (Acesso 17/08/2021).
  • Veja saúde (BR). As maiores inovações brasileiras contra a Covid-19. [Internet]. 2020. (Acesso 16/08/2021).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags