Novembro roxo: o mês da prematuridade

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Novembro roxo é o nome dado ao movimento criado para a sensibilização das pessoas quanto à prematuridade. O roxo é a cor símbolo da causa e representa a sensibilidade e a individualidade do bebê prematuro, além da transformação sofrida por cada um desses bebês.

Leia também: Modelo de predição de parto prematuro para mulheres em trabalho de parto prematuro

Novembro roxo o mês da prematuridade

Data mundial

A comemoração ainda conta com o Dia Internacional da Prematuridade, celebrado globalmente em 17 de Novembro. O dia foi instituído em 2009 e este ano, tem como tema “Separação zero: aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos!”, a campanha alerta para a separação zero entre mãe e filho prematuro, de forma que a mãe fique internada para acompanhar o recém-nascido e que o pai tenha livre acesso.

É considerado prematuro o bebê que nasce antes de 37 semanas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 10º lugar entre os países com os maiores registros do caso. Em todo o mundo, são 15 milhões de crianças que nascem prematuras todos os anos. E a prematuridade constitui a primeira causa de morte em crianças menores de 5 anos.

Impacto da pandemia

Com a pandemia pela Covid-19, as mulheres com o diagnóstico positivo durante a gravidez possuem maior chance de ter o parto prematuro. Além disso, nas infecções confirmadas ou suspeitas, os bebês são separados de suas mães, o que os coloca em maior risco.

Apesar dos inúmeros benefícios conhecidos através do contato pelo método canguru, a interrupção é preocupante. Assim como na amamentação, sobretudo do prematuro, em que através do leite materno será fornecido todos os nutrientes necessários e o estabelecimento do vínculo, os riscos superam a chance do recém-nascido prematuro contrair a Covid-19 e deve-se sempre garantir práticas adequadas para prevenção de infecções.

Saiba mais: Estudo mostra bebês prematuros extremos que sobrevivem ao parto também melhoram os desfechos de neurodesenvolvimento

Diante disso, o Brasil enfrentou uma superlotação nos leitos de UTI neonatal devido uma legião de prematuros, muitas vezes órfãos de mães devido ao aumento no número de casos e internações em gestantes com a Covid-19.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, manter mães e bebês juntos pode salvar mais de 125 mil vidas. O contato pele a pele ajuda na evolução clínica e é um processo muito importante na formação cognitiva da criança.

Você já conhecia o Novembro Roxo e o Dia Mundial da Prematuridade? Use um adereço ou roupa nessa cor para demonstrar seu apoio à causa.

Para saber mais sobre neonatologia e outros temas, continue acompanhando aqui no Portal Pebmed e  no App Nursebook. Se você ainda não baixou, ele está disponível no App Store e na Play Store. Aproveite a nossa Black Friday!

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Organização Pan-Americana da Saúde. Nova pesquisa destaca riscos de separar recém-nascidos de suas mães durante a pandemia de COVID-19. Março, 2021.
  • Santos JMS, Nascimento JE, Lima RC, Araújo WBX, Borges AS, Alcantara, Soares AWM , Gomes CL, Andrade ARL. Prematuridade associada a complicações da covid-19: uma revisão integrativa. REAEnf,  Vol. 12, Jul-2021.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.