As principais novidades em tecnologia médica no ano 2015

A tecnologia é um grande aliado no desenvolvimento da medicina de alta qualidade. Todas as inovações tecnológicas, principalmente durante o boom do século XX, tiveram impacto direto no aumento da sobrevida da população mundial. A tecnologia modificou a maneira de trabalho do médico. Hoje exames complementares e técnicas microinvasivas são realidades corriqueiras da prática. Os …

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A tecnologia é um grande aliado no desenvolvimento da medicina de alta qualidade. Todas as inovações tecnológicas, principalmente durante o boom do século XX, tiveram impacto direto no aumento da sobrevida da população mundial.

A tecnologia modificou a maneira de trabalho do médico. Hoje exames complementares e técnicas microinvasivas são realidades corriqueiras da prática. Os efeitos positivos são óbvios e muitas críticas são geradas principalmente pela mudança na relação médico paciente.

Mesmo com todo o aporte tecnológico a decisão continua sendo feita pelo homem. As diversas variáveis envolvidas na profunda complexidade da patologia e do ser humano acometido comprovam que uma análise interpretativa, com componentes de anos de aprendizado e vivencia são fundamentais para a melhor tomada de decisão.

Abaixo apresentamos algumas das novidades que prometem impactar de maneira positiva os serviços de cuidado em saúde e principalmente no dia a dia do cuidado em saúde:

MedCPU:

  • Fundação: 2007
  • Onde: USA (12 Hospitais utilizando)
  • O que faz: Plataforma que transforma anotações de prontuários dos pacientes em dados estruturados, e protegidos, para permitir que médicos tenham acesso a notas de outros atendimentos. Seu uso é aplicável principalmente a sala de emergência. Plataformas como essa podem reduzir o número de exames complementares desnecessariamente repetidos.

“About 60-70 percent of information resides in narrative dictations, summaries and notes,”- Dr. Ephrat – Founder and CEO.

AdhereTech:

  • Fundação: 2012
  • Onde: USA (Em teste: National Military Medical Center, Weill Cornell Medical College and Boehringer Ingelheim)
  • O que faz: A AdhereTech está testando um porta medicamentos que permite aumentar a aderência da tomada medicamentosa pelos pacientes. Os servidores da empresa identificam a última vez que o produto foi aberto e fechado e compara com os dados de tomada. Ele emite uma luz azul enquanto a dosagem está sendo tomada da maneira adequada, comunicando o paciente que ele está seguindo a posologia adequada. Quando algum período é extrapolado o equipamento modifica a luz, emite sinais de visuais e sonoros. Caso persista sem resposta o usuário é contatado por mensagem de texto ou telefonema. A ideia surgiu quando o fundador, filho de médicos, soube pelos pais que havia uma enorme falta de aderência pelos pacientes na tomada de medicamentos, um problema que gera custos de 300 bilhões de dólares.

PixieScientific – Smart Diaper:

  • Fundação: 2012
  • Onde: USA (Em teste: FDA)
  • O que faz: A empresa desenvolveu uma fralda inteligente que permite, através de um dispositivo interno monitorar a saúde do bebê. Através de um código de barras no dispositivo os pais podem ler o produto em um aparelho que analisa a urina e detecta dados relacionados a desidratação, distúrbios metabólicos, distúrbios da filtração renal e até infecções do trato urinário.

Azoi – Wello:

  • Fundação: 2011
  • Onde: USA (Possível aprovação do FDA em 2015)
  • O que faz: Wello é um monitor de sinais vitais baseado na análise de um chip adaptado ao smartphone através de uma capa de celular. O device é capaz de avaliar dados como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, temperatura e oximetria de pulso. Todos os dados podem ser transmitidos por bluetooth e são armazenados no App podendo ser compartilhados com o médico. O próximo passo é a introdução de uma funcionalidade para avaliação da função pulmonar. O valor para lançamento está estimado em USD199,00.
  • Veja o vídeo:

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.entrepreneur.com/article/232698
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags