Leia mais:
Leia mais:
CHEST 2021: fibrose pulmonar idiopática – atualizações baseadas em evidências
Quiz: mulher hipertensa e diabética identifica nódulo na mama esquerda. Qual o diagnóstico?
Os novos anticoagulantes orais estão sendo mais utilizados que os antagonistas da vitamina K em pacientes com FA?
Quiz: Sífilis adquirida e Sífilis congênita
Whitebook: coombs indireto – o que é e como solicitar?

As principais novidades em tecnologia médica no ano 2015

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A tecnologia é um grande aliado no desenvolvimento da medicina de alta qualidade. Todas as inovações tecnológicas, principalmente durante o boom do século XX, tiveram impacto direto no aumento da sobrevida da população mundial.

A tecnologia modificou a maneira de trabalho do médico. Hoje exames complementares e técnicas microinvasivas são realidades corriqueiras da prática. Os efeitos positivos são óbvios e muitas críticas são geradas principalmente pela mudança na relação médico paciente.

Mesmo com todo o aporte tecnológico a decisão continua sendo feita pelo homem. As diversas variáveis envolvidas na profunda complexidade da patologia e do ser humano acometido comprovam que uma análise interpretativa, com componentes de anos de aprendizado e vivencia são fundamentais para a melhor tomada de decisão.

Abaixo apresentamos algumas das novidades que prometem impactar de maneira positiva os serviços de cuidado em saúde e principalmente no dia a dia do cuidado em saúde:

MedCPU:

  • Fundação: 2007
  • Onde: USA (12 Hospitais utilizando)
  • O que faz: Plataforma que transforma anotações de prontuários dos pacientes em dados estruturados, e protegidos, para permitir que médicos tenham acesso a notas de outros atendimentos. Seu uso é aplicável principalmente a sala de emergência. Plataformas como essa podem reduzir o número de exames complementares desnecessariamente repetidos.

“About 60-70 percent of information resides in narrative dictations, summaries and notes,”- Dr. Ephrat – Founder and CEO.

AdhereTech:

  • Fundação: 2012
  • Onde: USA (Em teste: National Military Medical Center, Weill Cornell Medical College and Boehringer Ingelheim)
  • O que faz: A AdhereTech está testando um porta medicamentos que permite aumentar a aderência da tomada medicamentosa pelos pacientes. Os servidores da empresa identificam a última vez que o produto foi aberto e fechado e compara com os dados de tomada. Ele emite uma luz azul enquanto a dosagem está sendo tomada da maneira adequada, comunicando o paciente que ele está seguindo a posologia adequada. Quando algum período é extrapolado o equipamento modifica a luz, emite sinais de visuais e sonoros. Caso persista sem resposta o usuário é contatado por mensagem de texto ou telefonema. A ideia surgiu quando o fundador, filho de médicos, soube pelos pais que havia uma enorme falta de aderência pelos pacientes na tomada de medicamentos, um problema que gera custos de 300 bilhões de dólares.

PixieScientific – Smart Diaper:

  • Fundação: 2012
  • Onde: USA (Em teste: FDA)
  • O que faz: A empresa desenvolveu uma fralda inteligente que permite, através de um dispositivo interno monitorar a saúde do bebê. Através de um código de barras no dispositivo os pais podem ler o produto em um aparelho que analisa a urina e detecta dados relacionados a desidratação, distúrbios metabólicos, distúrbios da filtração renal e até infecções do trato urinário.

Azoi – Wello:

  • Fundação: 2011
  • Onde: USA (Possível aprovação do FDA em 2015)
  • O que faz: Wello é um monitor de sinais vitais baseado na análise de um chip adaptado ao smartphone através de uma capa de celular. O device é capaz de avaliar dados como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, temperatura e oximetria de pulso. Todos os dados podem ser transmitidos por bluetooth e são armazenados no App podendo ser compartilhados com o médico. O próximo passo é a introdução de uma funcionalidade para avaliação da função pulmonar. O valor para lançamento está estimado em USD199,00.
  • Veja o vídeo:

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.entrepreneur.com/article/232698
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar