Novo medicamento para hepatite C é incorporado no SUS

Remédio é combinação de três antivirais para inibir o processo de replicação viral no organismo, controlando a infecção.

Um novo medicamento para o retratamento da hepatite C crônica (HCV) foi incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) em pacientes com ou sem cirrose compensada, segundo o portal do Ministério da Saúde. Trata-se da combinação de três antivirais (Sofosbuvir + Velpatasvir + Voxilaprevir), que procura inibir o processo de replicação viral no organismo, controlando a infecção. 

O Brasil é um dos primeiros países a adotar essa nova tecnologia na rede pública de saúde. A incorporação da tecnologia passou por consulta pública e avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec/SUS).

Leia também: Epidemiologia de C. difficile no Brasil: dados de 30 anos em revisão sistemática

Tratamento da Hepatite C no Brasil

Evidências clínicas 

A empresa Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil Ltda realizou buscas na literatura utilizando as seguintes bases de dados: The Cochrane Library, Medline via PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Centre for Reviews and Dissemination (CRD), e resultou na inclusão de três publicações. Na análise conduzida pela Secretaria Executiva foram consideradas duas publicações referentes a um ensaio clínico randomizado. 

O estudo POLARIS-1 comparou SOF/VEL/VOX com placebo, incluindo 415 pacientes com hepatite C, previamente tratados, sem cirrose ou com cirrose compensada. A proporção de pacientes que alcançaram resposta virológica sustentada (RVS) em 12 semanas de tratamento foi de 96,2% (IC 95% 93,1 a 98,2) no grupo que recebeu a intervenção. Os pacientes que receberam placebo na primeira fase do estudo, posteriormente receberam a intervenção, compondo a subanálise do estudo, que contemplou 143 pacientes. A RVS foi alcançada por 97% dos pacientes (IC 95% 93 a 99). 

No grupo que recebeu SOF/VEL/VOX, 78% dos pacientes tiveram, pelo menos, um evento adverso (RA), sendo os mais frequentes: cefaleia (25%), fadiga (21%), diarreia (18%) e náusea (14%). A maioria dos EA foi graus 1 e 2 (leve ou moderado). EA grau 3 ou grau 4 foram reportados em cinco pacientes (1,9%) no grupo SOF/VEL/VOX e em quatro pacientes (2,6%) no grupo placebo. Cinco pacientes (1,9%) tiveram EA grave no grupo SOF/VEL/VOX e sete pacientes (4,6%) no grupo placebo. Não houve registro de óbitos durante o estudo. 

Avaliação econômica 

A Gilead Sciences apresentou uma análise de custo-minimização utilizando como comparador o tratamento atualmente recomendado no SUS por meio do Ofício Circular nº 6/2022/CGAHV/DCCI/SVS/MS, glecaprevir/pibrentasvir com ou sem ribavirina. Com base nos valores de compras públicas, preço do medicamento SOF/VEL/VOX publicado pela CMED, e o tempo de tratamento de cada um dos medicamentos, o tratamento com SOF/VEL/VOX resultou em economia de R$ 336,84 por paciente, quando comparado com glecaprevir/pibrentasvir, e economia de R$ 1.232,84 por paciente se comparado com glecaprevir/pibrentasvir + ribavirina. 

Hepatite C 

A hepatite C crônica é uma doença causada por vírus e se caracteriza por um processo inflamatório persistente. O vírus é transmitido principalmente pelo sangue, sendo vias de contaminação possíveis as transfusões sanguíneas, hemodiálise, agulhas, seringas e materiais intravenosos. A via sexual e a transmissão vertical não apresentam potencial de contaminação elevado. 

Em cerca de 30% dos casos a infecção aguda pelo vírus HCV não desenvolve sintomas e, por conta disso, muitas vezes o diagnóstico é realizado tardiamente, já com a enfermidade em fase crônica. 

Nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o cuidado e tratamento de pessoas diagnosticadas com hepatite C crônica, há recomendação de uso da combinação no retratamento de indivíduos infectados e que falharam ao tratamento prévio.  

Confira aqui o Relatório Técnico Preliminar 

Confira aqui o Relatório para a Sociedade Preliminar

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • SUS terá novo medicamento para o tratamento da hepatite C. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/dezembro/sus-tera-novo-medicamento-para-o-tratamento-da-hepatite-c

Especialidades

Tags