Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Clínica Médica / Novo teste rápido de Covid-19 em saliva é lançado no Brasil
enfermeira coletando teste de covid-19 na saliva

Novo teste rápido de Covid-19 em saliva é lançado no Brasil

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Recentemente publicamos aqui no portal sobre o estudos que estavam sendo feitos para viabilizar o teste rápido de Covid-19 na saliva. Esta semana, a mídia divulgou que um dos testes de saliva chegou ao Brasil e está em vias de ser comercializado.

O teste meuDNA Covid, busca o vírus em sua fase ativa e tem como proposta o acompanhamento de pessoas que retornaram às atividades e necessitam de exames sequenciais.

O teste pode ser realizado pela própria pessoa em casa, com um kit que pode ser comprado na internet. A expectativa é que ele custe 169 reais e esteja disponível no estado de São Paulo. A empresa recolherá a amostra em casa e o resultado será acessado pela internet.

O novo teste se junta às medidas de prevenção à covid-19, como o distanciamento e o uso de máscara. Porém, o RT-PCR (swab nasal) continua sendo considerado padrão-ouro para detecção do vírus, apesar de ser mais caro (470 reais), invasivo e doloroso.

Testes de Covid-19 em saliva

Um destes testes da saliva (Saliva Director Covid-19) já recebeu autorização da americana Food and Drug Administration (FDA).

Também foi publicado um artigo a este respeito no New England Journal of Medicine. Neste estudo, entre um a cinco dias após o diagnóstico, 81% das amostras de saliva foram positivas, em comparação com 71% das amostras de esfregaço nasofaríngeo, o que sugeriu sensibilidade semelhante entre as amostras.

A coleta de amostras de saliva tem algumas vantagens, como eliminar a necessidade de interação direta entre profissionais de saúde e pacientes, além de aliviar a demanda por suprimentos de cotonetes e equipamentos de proteção individual. Outro ponto a ser considerado é que o procedimento da coleta é muito simples e nada doloroso.

Aguardamos novas informações sobre a sensibilidade e especificidade do teste de saliva comercializado no Brasil.

Mensagem prática

  1. Um novo teste para Covid-19, que pode ser feito com a saliva, está disponível para venda no Brasil.
  2. Apesar de ser mais prático e barato, ainda precisamos de mais informações sobre sensibilidade e especificidade.
  3. O teste padrão-ouro continua sendo o RT-PCR (swab nasal).

Referências bibliográficas:

Um comentário

  1. Avatar

    Boa tarde,

    Penso que ficou confusa essa frase: “O teste meuDNA Covid, busca o vírus em sua fase ativa e tem como proposta o acompanhamento de pessoas que retornaram às atividades e necessitam de exames sequenciais.”

    Se a pessoas é suspeita de Covid-19 com um quadro de síndrome gripal ou deseja realizar o exame devido a contato próximo ou domiciliar mesmo estando assintomática ela, resumidamente, deve estar em isolamento domiciliar por pelo menos 10 dias do início dos sintomas ou até um resultado negativo. Não deve ter retornado às atividades. Ainda, exames sequenciais são indicados para casos complicados que necessitam internação hospitalar.

    Caso eu tenha entendido errado, por favor esclareça.

    Att,

    João Diniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.