Novos anticoagulantes: estudo indica suspendê-los 3 dias antes de procedimentos

Qual é o momento ideal para suspender os novos anticoagulantes orais (NOAC) em pacientes que serão submetidos a procedimentos invasivos? É o que responde um artigo recente do European Heart Journal. Para analisar essa questão, foi realizado um estudo prospectivo multicêntrico com 422 pacientes tratados com NOAC e que foram submetidos a um procedimento invasivo. Foram analisados as …

Qual é o momento ideal para suspender os novos anticoagulantes orais (NOAC) em pacientes que serão submetidos a procedimentos invasivos? É o que responde um artigo recente do European Heart Journal.

Para analisar essa questão, foi realizado um estudo prospectivo multicêntrico com 422 pacientes tratados com NOAC e que foram submetidos a um procedimento invasivo. Foram analisados as concentrações de anticoagulantes e eventos de sangramento.

Após uma descontinuação de 48-72h, a concentração de NOAC caiu para níveis quase indetectáveis (<30 ng/dL). Uma interrupção de 72h previu concentrações ≤ 30 ng/mL com especificidade de 91%.  A função renal, a duração da interrupção antes do procedimento, o tratamento antiarrítmico e os procedimentos de sangramento de alto risco foram associados a eventos hemorrágicos periprocedurais mais elevados. O teste de NOAC foi mais eficaz na predição de eventos hemorrágicos do que os testes padrão de hemostasia.

Pelos resultados, os autores concluíram que uma descontinuação dos novos anticoagulantes 3 dias antes do procedimento pode minimizar o efeito anticoagulante para a maioria dos pacientes; no entanto, indivíduos com insuficiência renal ou que recebem tratamento antiarrítmico irão exigir uma maior duração da interrupção.

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Veja também as recomendações da AHA para manejo dos NOAC no perioperatório e situações de sangramento.

Referências:

  • Anne Godier, Anne-Sophie Dincq, Anne-Céline Martin, Adrian Radu, Isabelle Leblanc, Marion Antona, Marc Vasse, Jean-Louis Golmard, François Mullier, Isabelle Gouin-Thibault; Predictors of pre-procedural concentrations of direct oral anticoagulants: a prospective multicentre study, European Heart Journal, , ehx403, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehx403

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades