Leia mais:
Leia mais:
Quiz: Sífilis adquirida e Sífilis congênita
Whitebook: coombs indireto – o que é e como solicitar?
Diagnóstico de policitemia vera: conceitos importantes
AAP 2021: avaliação de sepse tardia e terapia empírica em prematuros extremos
Podcast da Pebmed: dissecção da artéria vertebral. Como diagnosticar e tratar? [podcast]

Nutrologia e Terapia Nutricional Parenteral e Enteral

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Meu nome é Haroldo Falcão Ramos da Cunha. Sou médico intensivista e nutrólogo e com muita honra fui convidado a integrar a equipe de colunistas do PEBMED. Nossa pauta para Nutrologia & Terapia Nutricional abordará a ampla gama de assuntos que caracteriza esta especialidade: desde o paciente dependente de nutrição técnica e especializada até a nutrologia de consultório, voltada para a prevenção de doenças e promoção da saúde.

Gosto de apresentar a Nutrologia do seguinte modo:

As especialidades médicas podem ser classificadas pela perspectiva que tomam de cada tipo de paciente. Ao tomá-lo pelas diferentes fases da vida temos as especialidades da Pediatria, da Medicina Interna, da Geriatria; quando o toma pelos acometimentos de órgãos ou sistemas temos a Reumatologia, a Cardiologia, a Pneumologia; quando o toma pela gravidade da doença desdobramos em Terapia Intensiva, nas especialidades ambulatoriais ou nas atividades de prevenção da doença. Quando a Medicina toma um paciente pela ação de um agente externo temos a Infectologia (quando esse agente é biológico), a Traumatologia (quando é um trauma); e se esse agente externo é o nutriente – qualitativa ou quantitativamente considerado – temos a Nutrologia.

Em que pesem imprecisões nessa proposta de definição, de uma coisa não tenho dúvida. É uma especialidade capaz de contribuir com a prática médica nas suas mais variadas nuances. E minha missão é inocular em nossos leitores e seguidores esse senso de utilidade e importância.

Prazer em conhecê-los. Mãos à obra.

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar