Página Principal > Colunistas > Nutrologia e Terapia Nutricional Parenteral e Enteral
mesa com um prato de salada

Nutrologia e Terapia Nutricional Parenteral e Enteral

Tempo de leitura: 1 minutos.

Meu nome é Haroldo Falcão Ramos da Cunha. Sou médico intensivista e nutrólogo e com muita honra fui convidado a integrar a equipe de colunistas do PEBMED. Nossa pauta para Nutrologia & Terapia Nutricional abordará a ampla gama de assuntos que caracteriza esta especialidade: desde o paciente dependente de nutrição técnica e especializada até a nutrologia de consultório, voltada para a prevenção de doenças e promoção da saúde.

Gosto de apresentar a Nutrologia do seguinte modo:

As especialidades médicas podem ser classificadas pela perspectiva que tomam de cada tipo de paciente. Ao tomá-lo pelas diferentes fases da vida temos as especialidades da Pediatria, da Medicina Interna, da Geriatria; quando o toma pelos acometimentos de órgãos ou sistemas temos a Reumatologia, a Cardiologia, a Pneumologia; quando o toma pela gravidade da doença desdobramos em Terapia Intensiva, nas especialidades ambulatoriais ou nas atividades de prevenção da doença. Quando a Medicina toma um paciente pela ação de um agente externo temos a Infectologia (quando esse agente é biológico), a Traumatologia (quando é um trauma); e se esse agente externo é o nutriente – qualitativa ou quantitativamente considerado – temos a Nutrologia.

Em que pesem imprecisões nessa proposta de definição, de uma coisa não tenho dúvida. É uma especialidade capaz de contribuir com a prática médica nas suas mais variadas nuances. E minha missão é inocular em nossos leitores e seguidores esse senso de utilidade e importância.

Prazer em conhecê-los. Mãos à obra.

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.